Trabalho escravo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 334 (83262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL COC PRÓ-ENEM

2010

Os vestibulares estão mudando sua concepção de avaliação, mas não deixaram de trabalhar com os conteúdos que foram estudados ao longo de toda a vida escolar dos estudantes. Estamos deixando de ter provas essencialmente “conteudistas” para ter exames que lançarão mão de estratégias que irão valorizar a contextualização, a visão inter/multidisciplinar e atransversalidade temática das ciências em geral. Esta proposta em nada difere daquela que o ENEM, ao longo da última década, já vinha antecipando. Teremos testes de múltipla escolha e uma redação; além de Matemática e os Códigos de Linguagem em geral (Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola); Biologia, Química e Física com o nome de Ciências da Natureza; História, Geografia, Filosofia e Sociologia,classificadas como Ciências Humanas. Enfim, serão cobrados os conteúdos adquiridos como conhecimento/conteúdo ao longo da vida escolar (Ensino Fundamental + Ensino Médio) e também será relevante a cobrança das competências e habilidades, que são as novas referências da pedagogia mundial (ex.: ENEM, Encceja e Pisa). As mudanças do novo ENEM sinalizam uma nova postura dos alunos diante da prova. Vamos veralgumas dicas importantes: 1 A nota da prova de redação passa a ser utilizada por muitas universidades como parte da nota final dos seus processos de seleção, o que torna obrigatória sua realização com capricho. 2 As notas de avaliação do ENEM serão apresentadas por área de conhecimento, assim seu boletim terá cinco (5) notas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação).3 As universidades, de acordo com os cursos oferecidos, podem, a seu critério, atribuir pesos diferentes para as notas das provas, inclusive, adotando uma composição de peso para cada curso. 4 Na nova proposta, com o intuito de possibilitar a classificação, as questões devem ter um índice de discriminação maior e uma distribuição dos graus de dificuldade (40% fácil, 20% médio, 40% difícil)

Ovestibulando do século XXI
Para os estudantes deve ficar claro que os exames vestibulares estão passando por um processo de transição e serão alterados mais na forma do que no conteúdo. Também é interessante frisar que as dificuldades para enfrentar os concorrentes, em razão das escassas vagas oferecidas pelas universidades públicas, continuarão sendo uma árdua tarefa. O vestibulando do século XXIdeverá ter como contexto o trinômio: “ser, saber e fazer”, na medida em que essa prerrogativa será imprescindível para o seu sucesso, não só no exame para ingressar na universidade, mas também para entrar no cada vez mais competitivo mercado de trabalho. O “ser” deve estar cada vez mais fundamentado nas atitudes, na ética e num projeto de vida inserido no contexto das transformações estruturaisque o homem, a família, a sociedade e o mundo estão vivendo; o “saber” resulta do conhecimento dos conceitos teóricos e busca desenvolver competências investigativas, científicas, tecnológicas e formativas; e o “fazer” reflete-se no conjunto dos “saberes práticos” revelados nas “habilidades” ou destreza que a conjuntura e o mundo dele exigirem. Provas como o ENEM, formuladas para avaliar ascompetências ou eixos cognitivos, verificam, acima de tudo, a capacidade de ler e interpretar textos nas diferentes formas de linguagem. Assim, ao iniciar a resolução, convém que o vestibulando lembre-se de algumas orientações básicas que o ajudarão a obter um resultado melhor. 1) Em grande parte das questões, as respostas estão no próprio enunciado, bastando, para tanto, a realização de uma leituraatenta, observando-se, com cautela, textos, gráficos, diagramas,mapas, tiras e/ ou imagens.

ENEM-3-09

Enem ∙ Introdução

1

2)

3)

4)

Muitas questões podem ser resolvidas a partir de informações obtidas na mídia diariamente ou em situações práticas do dia a dia. Busque relacionar fatos do cotidiano às situações propostas. Sua experiência de vida pode responder parte da prova. Leia...
tracking img