Os ardis do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pacto Colonial
Tinham as seguintes características:
produção agrícola baseada na grande propriedade (enormes extensões de terra);
ênfase na produção destinada ao mercado externo (produtos agrícolas e metais preciosos);
grande utilização do trabalho escravo de índios e negros.
- Colônias de Povoamento
Houve, porém, um tipo de colônia que ficou relativamente fora dos quadros do sistemacolonial mercantilista: as colônias de povoamento.Na América temperada, que não produzia ouro e cujos produtos agrícolas eram os mesmos da metrópole, o Estado absolutista não tinha interesse em colonizar. Essas regiões foram colonizadas por perseguidos religiosos da Inglaterra _ os calvinistas puritanos _, que criaram as colônias de povoamento. Elas apresentavam as seguintes características:
produçãoagrícola baseada na pequena propriedade;
desenvolvimento de produção manufatureira voltada para o mercado interno;
utilização do trabalho livre.
Essas colônias não enriqueciam as metrópoles e nunca atuaram como integrantes do processo de acumulação capitalista europeu. Seus colonos viviam a serviço de seu próprio desenvolvimento da nova terra.

O Brasil e o Sistema Colonial MercantilistaCausas da Expansão e da Colonização do Brasil
Vasco da Gama explorou as costas do oceano Índico, abrindo as portas do oriente à colonização portuguesa. Com o objetivo de obter a hegemonia comercial nesta região, os portugueses entraram em luta com os mercadores árabes, conseguindo infligir-lhes sérias derrotas. Calecute, Egito e Veneza uniram-se contra Portugal, porém esta aliança foi derrotada em1509.
Em 1510 Afonso de Albuquerque conquistou Goa, na Índia, que logo se transformou na principal possessão portuguesa na Índia. O controle português das rotas marítimas entre o oceano Índico e o mar Mediterrâneo foi assegurado com a tomada da ilha de Socota e do estreito de Ormuz.
Ao Sião e às ilhas de Sumatra e Java foi posteriormente imposto o protetorado português com o domínio na região deMalaca na península da Malásia. Com este domínio, os exploradores portugueses puderam chegar às ilhas de Sonda, à China e ao Japão. Portugal passou a ter um controle tão grande do oceano Índico que passou a ser necessário a quem quisesse atravessá-lo solicitar um salvo-conduto às autoridades. Estas conquistas no oriente, somadas à existência dos entrepostos comerciais da África possibilitaram osurgimento do primeiro grande império colonial da Europa moderna que se estendia por 20.000 Km de costas, do cabo Bojador, no oceano Atlântico, até às ilhas Molucas, no oceano Pacífico.
O que se revelou ineficaz foi a forma como o monopólio da exploração deste império era garantida. Em lugar de povoar os territórios Portugal se impunha militarmente e para manter a logística dispendia boa parte doque se lucrava. Como se isso não bastasse, a concorrência começou a crescer com a entrada no comércio dos espanhóis, franceses, ingleses e holandeses; que começaram a interferir nestes domínios coloniais. Desta forma, por volta de 1550 já se encontravam em decadência as estruturas coloniais portuguesas na África e na Ásia. Com isto o interesse de Portugal voltou-se para o Brasil.
A colonizaçãosomente se efetiva cerca de 30 anos depois de Cabral, com a chegada de Martim Afonso de Souza. Sua expedição pode ser considerada um divisor de águas em nossa história, determinando a passagem do período pré-colonial para o período colonial.
Nossa historiografia convencionou dividir a história do Brasil em três períodos: colônia, império e república. Contudo nos 30 primeiros anos do século XVI nãoexistiu colonização. Esta fase, chamada pré-colonial, foi marcada pelo extrativismo vegetal do pau-brasil, com mão-de-obra indígena baseada no escambo, pela criação de algumas feitorias e envio de algumas expedições exploradoras e guarda-costeiras.
Nesse momento, Estado e burguesia portugueses estavam mais interessados na África e na Ásia, porque aí os lucros eram imediatos com o comércio das...
tracking img