Ardis do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Uni norte
Diretoria de Ensino: Centro- Unidade 6
Curso Superior em Serviço Social

FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA

Manaus/ Am
Abril 2012

Discente:
Christiane Lima Pereira
Matrícula: 12375063
Turma: SSN 0102

AS ORIGENS DA SOCIOLOGIA

Resumo desenvolvido sobre o tema: As origens da Sociologia, apresentado pelo Curso Superior em Serviço Social, Primeiro Período,ministrado pela Prof.ª Tereza de Souza Ramos, da disciplina de Fundamentos de Sociologia.

Manaus/ Am
Abril/ 2012
As origens da Sociologia

A Sociologia surgiu a partir de fatos históricos e fundamentos que transformaram a estrutura da sociedade, na maneira de pensar e abordar a realidade. A sociologia é uma das manifestações de conhecimento que aconteceu no século XIX, não foi resultado dosimples fato imprevisto, mas responde às carências dos homens de seu tempo, a sociologia não toma por objeto de observação o indivíduo, é o uma ciência do social, só se interessa pelo indivíduo na medida em que este afeta aos demais, constituindo-se um fato social. O aparecimento da sociologia está anexado a um duplo processo que envolve dois fatores fundamentais: o histórico e o epistemológico. Ofator histórico ocorre na transformação da sociedade, quanto o fator epistemológico, ocorre na transformação no modo de pensar e abordar a realidade.

Fatores Histórico-Sociais

Vários acontecimentos poderiam ser apontados como marcantes para o surgimento da sociologia, mas, no entanto, somente três acontecimentos destacam-se fundamentais para este processo, pois afetaram diretamente os pilaressociais da convivência humana, são eles: revolução industrial, francesa e científica.
A de ordem econômica foi o primeiro acontecimento. Nos séculos XVIII e XIX presenciaram uma das mais veementes, rápidas e profundas mudanças sociais, que a história já vivenciou a chamada revolução industrial. Com o surgimento das máquinas houve alterações, nas formas de interação humana, aumento naprodutividade e surgimento de novas classes sociais: a burguesia e o remunerado. Com todas essas mudanças econômicas vieram à migração, as urbanizações, a proletarização, surgiram novas formas de pobreza e uma série de outros fenômenos sociais novos.
Antes disso, ainda no século XVIII, a Europa já havia passado por um vasto abalo com a Revolução Francesa de 1789, neste acontecimento histórico, ocorreu umfato de maior relevância: à queda da monarquia e a instauração do voto eleitoral democrático, os direitos do homem e as noções de liberdade, igualdade e fraternidade, foram como um terremoto nas tradições políticas da Europa, a revolução francesa trouxe novos ideias políticos, expondo novidades na estrutura da organização do poder, a este acontecimento é chamado de ordem política.
Com a RevoluçãoFrancesa, consagrava-se uma nova forma de pensar e entender filosoficamente o mundo: o Iluminismo. O iluminismo foi um movimento intelectual com o objetivo de entender e organizar o mundo a partir da razão, na verdade esta transformação cultural já vinha ocorrendo há muito tempo, com o Renascimento(século XV), embora o iluminismo, tenha sido mais intenso no campo das artes, ele tinha como vontadegeral colocar o homem(antropocentrismo) no lugar de Deus(teocentrismo), tratando o potencial da razão humana que levaria o homem a sua plena maturidade, segundo o filósofo Immanuel Kant (1724-1804). Iluminismo e Renascimento são acontecimento que afetaram a ordem cultural. As revoluções industrial e francesa e o iluminismo começaram um movimento de transição entre os períodos da idade média e idadecontemporânea, alterando definitivamente os aspectos culturais, políticos e econômicos da sociedade com início na estruturação do mundo nos dias atuais. Analisaremos de uma forma bastante resumida com o quadro abaixo:

Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea

Teocentrismo Iluminismo Antropocentrismo
Monarquia Revolução Francesa Democracia
Economia agrária Revolução...
tracking img