Os ardis do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

A comunicação é o intercambio de informação entre duas ou mais pessoas e constitui um aspecto fundamental na vida de todos. Quase se poderia dizer que as pessoas vivem na medida em que se comunicam umas com as outras. Desde que nasce, a criança se comunica com sua mãe e sua mãe com ela. Quando tem fome, a criança chora, quanto está contente sorri, e ainda quando sua mãea abraça, ela percebe seu calor, seu carinho e isso dá a ela segurança e confiança. Pelo olfato e o ouvido o bebê reconhece sua mãe e entende que está com ela. Estes são apenas alguns exemplos de como mãe e filho interagem constantemente.
Além disso, a comunicação abrange numerosas facetas da vida do ser humano, e uma interação adequada com os outros forma as bases do desenvolvimento e docrescimento das pessoas. Lembremos que o ser humano é um ser social e, como tal, precisa, tanto física como psiquicamente, da interação com outras pessoas. Definitivamente, a importância da comunicação é tal que merece uma sessão destinada somente a ela.
Como veremos nas diferentes partes, junto à comunicação está a linguagem. A relação entre linguagem e pensamento está amplamente demonstrada, sendovital sua importância no desenvolvimento dos seres humanos. Se ainda lembramos que esta área é especialmente difícil não só para as crianças, mas também para os adultos com síndrome de Down, a existência da sessão está mais que justificada.
As partes que compõem esta sessão estão dirigidas fundamentalmente aos pais e familiares de pessoas com síndrome de Down, aos estudantes interessados tanto nasíndrome de Down como na linguagem e aos profissionais não especialistas em síndrome de Down ou em linguagem. Portanto, o objetivo desta sessão é informar a estes grupos de pessoas sobre os aspectos mais característicos da comunicação, da linguagem e da fala de pessoas com síndrome de Down.
Antes de entrar nos aspectos práticos, é necessário esclarecer certas questões e noções. Vamos a agruparestas nos seguintes temas:

1. COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E FALA
 
A comunicação é o intercâmbio de informação entre seres.
A comunicação não é uma característica exclusiva do ser humano, uma vez que existe comunicação entre uma pessoa e um animal ou entre animas. É o processo mediante o qual um emissor envia uma mensagem a um receptor que pode compreendê-la.
A comunicação quer dizer o intercâmbiode informação, pode ser feita através de diversos canais: pode ser através do tato, através do olhar, através de expressões faciais ou movimentos do corpo, através da voz...
Habitualmente, quando duas pessoas se comunicam e, principalmente, na medida em que a informação é mais complexa e abstrata, se utiliza um código simbólico estabelecido. Isto é, as idéias, os objetos ou as ações se representammediante símbolos que ambos os interlocutores devem conhecer para que a comunicação seja eficaz. Este código simbólico é o que se conhece pelo nome de linguagem.
O seguinte exemplo serve para ilustrar as diferenças entre comunicação e linguagem: quando um bebê termina de comer, olha para sua mãe e sorri, está se comunicando com ela, mas não o faz mediante um código simbólico. Entretanto, quandouma criança diz "pão", está sim utilizando um símbolo, neste caso fonético, para indicar que quer esse alimento concreto.
Mas a linguagem não é necessariamente oral. Existem linguagens constituídas por gestos, como a linguagem de sinais das pessoas surdas, ou linguagens constituídas por símbolos pictográficos, como aqueles que utilizam as pessoas com graves alterações motoras. Entretanto, pareceevidente que a linguagem humana é por excelência a linguagem oral, isto é, aquela formada por uma série de símbolos que emitimos verbalmente (linguagem falada), e que além do mais tem uma representação física (linguagem escrita). É na linguagem oral que vamos nos concentrar agora em diante.
Cabe diferenciar aqui dois tipos de linguagem pela importância que têm no desenvolvimento das crianças...
tracking img