Projeto de otalidade e leitura nas aulas de lingua inglesa nas escolas públicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1- Introdução.....................................................................................03
2- Objetivos.......................................................................................04
3- Justificativa....................................................................................05
4-Referencialteórico.........................................................................06
5- Metodologia...................................................................................08
6- Cronograma...................................................................................09
7- Análise dos dados.........................................................................10
8-Conclusão.....................................................................................16
9- Referências...................................................................................17
Anexo A
Anexo B

03
INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto foi investigar se os educadores trabalham o ensino da oralidade e principalmente se este trabalho acontece através da leitura praticada na sala de aula em escolas de rede pública.

Esta pesquisa analisa os métodosusados pelo educador, no que se diz respeito ao ensino da oralidade através da leitura para um bom desempenho de sua turma, e observa se o professor trabalha com textos que estimulam a problematização provocando assim, um simples diálogo em inglês, e contribuindo ainda para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes. Observa também as estratégias de leitura utilizada para melhor compreensão dostextos, e se estas se restringem apenas ao uso do livro didático.

Um outro ponto importante que foi analisado nesta pesquisa é se a instituição dá algum espaço para que a oralidade e a leitura ande em mesmos níveis, ou seja, não priorizando nos textos trabalhados apenas a parte da gramática, mas se a pronúncia de seus estudantes.

Investiga ainda, se o educador de língua inglesa aborda umaprática reflexiva nos dias atuais. Estas análises serviram para descobrir e avaliar a atual situação no ensino da rede pública de Petrolina.

04
OBJETIVOS

Objetivo geral

Investigar se o ensino da oralidade através da leitura em língua inglesa está sendo trabalhado com alunos das turmas do 1° do Ensino Médio.

Objetivos específicos

* Observar se a prática abordada pelo educadorna sala de aula propicia a problematização e com isso o desenvolvimento da oralidade.

* Avaliar se durante a realização das aulas os recursos utilizados pelo educador permitam ao aluno o desenvolvimento da oralidade..

* Investigar se o educador utiliza estratégias de leitura para melhor compreensão dos textos.

05
JUSTIFICATIVA

Este projeto é de fundamental importância em suarealização, pois além de revelar como está sendo praticado o desenvolvimento da oralidade nas aulas de língua inglesa, ele investiga uma metodologia diferente da de tempos atrás, que é a prática reflexiva, onde os educadores trazem a problematização através de textos ou outros recursos para a sala de aula, criando desta forma a uma conversação simples, mas em inglês, pois o educando deve perder omedo de poder se expressar em outra língua.

É necessário por em prática este tipo de pesquisa, porque ela faz com que os educadores revejam os seus métodos de ensino e busquem uma prática diferente, onde, seus alunos através da leitura e da oralidade venham a ter uma melhor formação ao encerrar o ensino médio, podendo desta forma se engajar com maior facilidade no mercado de trabalho.

06REFERENCIAL TEÓRICO

A comunicação de forma clara em qualquer idioma e fundamental nos dias atuais, principalmente para o mercado de trabalho que exige cada vez mais de nós. No entanto, não conseguimos obter esta competência através do ensino da rede pública, que apesar de está demonstrando um bom desenvolvimento, ainda não nos proporciona um ensino de qualidade, e sobre a competência oral em...
tracking img