Academico.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 82 (20355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitães de areia – Jorge amado

Capitães da areia é um romance de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1937.O livro retrata a vida de menores abandonados, os "capitães da areia", nome pelo qual eram conhecidos os "meninos de rua" na cidade de Salvador dos anos 30.
Enredo

Retrata os meninos como moleques atrevidos, malandros, espertos, famintos, ladrões, agressivos,falsos, soltos de língua, carentes de afetos, de instrução, de comida.O livro é dividido em três partes. Antes delas, no entanto, vem uma seqüência de pseudo-reportagens, que caracterizam-nos e mostram diversas visões sobre o caso.

Primeira parte

Conta algumas histórias quase independentes sobre alguns dos principais Capitães de Areia (o grupo chegava a quase cem, morando num trapicheabandonado, mas tinha líderes).
O ápice da primeira parte vem em dois momentos: quando os meninos se envolvem com um carrossel mambembe que chegou na cidade, e experimentam as sensações infantis; e quando a varíola ataca a cidade e acaba matando um deles, apesar da tentativa do padre José Pedro em ajudá-los, e tendo grandes embaraços por causa disso.

Segunda parte

Sub-titulada de "Noite da GrandePaz, da Grande Paz dos teus olhos", relata a história de amor que surge quando Dora torna-se a primeira "Capitã da Areia". Apesar de inicialmente os garotos tentarem estuprá-la, Dora vira uma espécie de mãe para eles. "Canção da Bahia, Canção da Liberdade".

Terceira parte

Mostra a desintegração dos líderes. Sem-Pernas se mata antes de ser capturado pela polícia que odeia; Professor parte parao Rio de Janeiro onde torna-se um pintor de sucesso, entristecido com a morte de Dora; Gato se torna uma malandro de verdade, abandonando eventualmente sua amante Dalva, e passando por Ilhéus; Pirulito se torna frade; Padre José Pedro finalmente consegue uma paróquia no interior, e vai para lá ajudar os desgarrados do rebanho do Sertão; Volta Seca se torna um cangaceiro do grupo de Lampião e matamais de 60 soldados antes de ser capturado e condenado; João Grande torna-se marinheiro; Boa-vida continua sua vida de capoeirista e malandro; Pedro Bala, cada vez mais fascinado com as histórias de seu pai sindicalista, vai se envolvendo com os doqueiros e finalmente os Capitães de Areia ajudam numa greve. Pedro Bala abandona a liderança do grupo, mas antes os transforma numa espécie de grupo dechoque. Assim Pedro Bala deixa de ser o líder dos Capitães de Areia e se torna um líder revolucionário comunista.

Personagens

• Pedro Bala, o líder, uma espécie de pai para os garotos, mesmo sendo tão jovem quanto os outros, e depois descobre ser filho de um líder sindical morto durante uma greve;
• Volta Seca, afilhado de Lampião, tem ódio das autoridades e o desejo de se tornarcangaceiro;
• Professor, lê e desenha vorazmente, sendo muito talentoso; DESTINO: Foi para o Rio de Janeiro pintar e ficou conhecido por isso;
• Gato, que com seu jeito malandro acaba conquistando uma prostituta Dalva;
• Boa-Vida, Era um malandro, capoeirista, adorava Querido-de-deus, teve uma queda por Gato logo quando este chegou no Trapiche
• Sem-Pernas, o garoto coxo queserve de espião se fingindo de órfão desamparado (em uma das casas que vai é bem acolhido, mas trai a família ainda assim, mesmo sem querer fazê-lo de verdade);
• João Grande, o "negro bom" como diz Pedro Bala, segundo em comando;
• Querido-de-Deus, um capoeirista que é apenas amigo do grupo;
• Pirulito, tem grande fervor religioso.

• Dora, era a "mãe" de todos do trapiche, éamada por Professor e por Pedro Bala. Fica doente e antes de morrer faz sexo com Pedro Bala. Pedro Bala diz que Dora, ao morrer, vira uma estrela no céu.
• Raimundo era chefe do capitães da areia antes de Pedro Bala, foi ele que cortou o rosto de Pedro Bala, mas logo vai embora.
• Don'Anninha - mãe de Santo amiga dos Capitães da Areia.
Padre José Pedro -Amigo dos Capitães da Areia e...
tracking img