Novo codigo florestal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Novo Código Florestal Brasileiro (Projeto de Lei no 1.876/99)[1] é uma proposta de reforma do atual Código Florestal Brasileiro, promulgado em 1965.[2] Desde a década de 1990, a proposta de reforma do Código Florestal suscitou polêmica entre ruralistas e ambientalistas.[2] O projeto atual tramita há 12 anos na Câmara dos Deputados e foi elaborado pelo deputado Sérgio Carvalho (PSDB deRondônia).[2] Em 2009, o deputado Aldo Rebelo do PCdoB foi designado relator do projeto, tendo emitido um relatório favorável à lei em 2010.[2] A Câmara dos Deputados aprovou o projeto pela primeira vez no dia 25 de maio de 2011, encaminhando-o ao Senado Federal. No dia 6 de dezembro de 2011, o Senado Federal aprovou por 59 votos contra 7 o projeto de Aldo Rebelo (no Senado, o projeto adquiriu o nome de"Lei da Câmara nº 30 de 2011")[3][2]. No dia 25 de abril de 2012, a Câmara aprovou uma versão alterada da lei, ainda mais favorável aos ruralistas, que comemoraram.[4] Em maio de 2012, a presidente Dilma Rousseff vetou 12 pontos da lei e propôs a alteração de 32 outros artigos."[5] Após o Congresso aprovar o "Novo Código Florestal", ONGs, ativistas e movimentos sociais organizaram o movimento "VetaDilma", pedindo o veto integral ao Projeto de Lei.[2]
Pontos Polêmicos
O Novo Código Florestal envolve ao menos três pontos polêmicos tensionados por interesses ruralistas e ambientalistas. Em primeiro lugar, os parlamentares ruralistas, hegemônicos no Congresso, vem atuando em prol de uma redução das faixas mínimas de preservação previstas pelas APPs (Áreas de Preservação Permanente). Osruralistas também desejam obter permissão para realizar determinadas culturas em morros, o que é vedado pelas APPs. As zonas de RL (Reserva Legal) também são foco de debate, uma vez que os ruralistas pretendem favorecer uma redução das áreas de reserva. Por fim, ambientalistas questionam a Anistia para Desmatadores, que deixariam de pagar multas referentes a desmatamentos realizados após a promulgação daLei de Crimes Ambientais (22 de julho de 2008).

Código Florestal, para que Serve ?

Afinal para que serve um Código Florestal ? Para que foi criado ?
Fora os profissionais de Engenharia Florestal, os Fazendeiros e os Ambientalistas, pouca gente sabe a resposta certa para estas perguntas.
O Código Florestal Brasileiro foi criado em 1965, com o objetivo de regularizar a exploração dasFlorestas no Brasil.
Elaborado por especialistas em Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental, ele cuida principalmente da questão da Agricultura.
Afinal de contas, embora agricultura e alimentação sejam questões fundamentais tanto do ponto de vista social quanto econômico, temos que pensar também na Sustentabilidade.
Afinal, de que adianta produzir alimentos e esgotar as terras ?
De que adiantaganhar dinheiro e destruir o planeta ?
Considerado um dos Códigos Florestais mais avançados do mundo por profissionais de Engenharia Florestal, nosso Código Florestal busca equilibrar Agricutura e Ambientalismo.
Confira abaixo os principais pontos do Código Florestal do ponto de vista da Engenharia Florestal e também da Engenharia Ambiental.
Engenharia Florestal: Principais Pontos do CódigoFlorestal
O principal ponto do Código Florestal que diz respeito a Engenharia Florestal é a questão das Reservas Legais.
As Reservas Legais são áreas de Floresta Natural ou Floresta Artificial dentro de uma fazenda ou propriedade que obrigatoriamente tem que ser preservadas.
É como se cada fazendeiro tivesse a obrigação de fazer a sua parte e preservar um pedaço das florestas das suas terras.
Todoprojeto Industrial ou Agrícola de no Brasil, realizado em áreas consideradas Rurais ( fora das cidades ) deve obedecer a regra da Reserva Legal.
Segundo a definição dos profissionais de Engenharia Ambiental, a % de terras de floresta que devem ser preservadas varia de região para região.
Atualmente a regra é a seguinte:
|
Amazônia | Cerrado | Resto do País * |
80% das Florestas...
tracking img