Ensino basico e profissionalizante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico e Profissionalizante

O Brasil assim como o mercado de trabalho está em constante transformação e crescimento, para acompanhar esse desenvolvimento e para se obtiver uma colocação no mercado de trabalho cresceu a importância de uma profissionalização, mesmo em um país com grandes robôs e máquinas ainda precisam de humanos para conduzi-los, comandá-lose melhorá-los ainda mais.
Com a Revolução Científica e Tecnológica que provocou o desenvolvimento das tecnologias da informação foi necessário à importância ao ensino da educação profissional. O ensino de uma profissão deve identificar estas transformações e preparar o seu profissional para estar inserido neste contexto sócio econômico.
A educação profissional é abordada pela Lei deDiretrizes e Bases da Educação de 20 de dezembro de 1996 – LEI 9394, complementada pelo Decreto2208, de 17 de abril de 1997 e reformado pelo Decreto 5154, de 23 de julho de 2004.
O principal objetivo da educação profissional é a criação de cursos voltados ao acesso do mercado de trabalho, para estudantes e para profissionais que buscam ampliar suas qualificações.
Há três níveis de educaçãoprofissional segundo a legislação brasileira: Nível básico, Nível Técnico e Nível Tecnológico.
O trabalhador em geral, jovem ou adulto terá a possibilidade de acesso ao Ensino Profissional que pode ser articulado junto com o ensino regular, ou até mesmo na forma de educação continuada no ambiente de trabalho.
Segundo Oliveira, 2003, p.31, o conhecimento adquirido no Ensino profissional poderá ser objetode avaliação, reconhecimento e certificação, mesmo com o diploma da Educação Profissional sendo válido em todo o território nacional não permite que seus portadores ingressem no ensino superior sem ter concluído o ensino médio.
Atualmente pelo decreto 5.154/04 onde houver a reintegração entre o Ensino Médio e Ensino Profissional o certificado de conclusão do Ensino Médio possibilitará o acessopara a Educação Superior, segundo o (Cf.. Frigotto; Ciavatta; Ramos, 2.500 a ).
Além dos cursos regulares nas escolas técnicas e profissionais também poderão oferecer cursos para a comunidade valorizando o aproveitamento e não o nível de escolaridade, aumentando o acesso aos cursos e programas de Ensino Profissional.
Uma das propostas existentes ao atendimento no Ensino Profissional é que sejaaumentada a capacidade instalada na rede de Instituições de Ensino Profissional para que haja maior oferta de cursos básicos para atender a população que está sendo excluída do mercado de trabalho. Segundo Rummert, a “Educação básica de jovens e adultos trabalhadores tem constituído desde 1990, objeto de interesse e diferentes iniciativas por parte de entidades representativas”.
Segundo o CensoEscolar em 2008 o número de matrículas no ensino profissionalizante cresceu 14,7%. Foram 795.459 alunos contra 693.610 do ano anterior.
Existem hoje no Brasil, quase 3 mil escolas que oferecem cursos Técnicos, aproximadamente 800 são públicas.
As informações são Educa censo 2008, levantamento nacional que reúne dados sobre matrículas de todo o país, divulgado pelo MEC.
A educação profissionalsimultânea com o ensino médio teve aumento de 19,6% e o ensino profissionalizante após a educação básica de 10,5%.
Para o Ministro Fernando Haddad esse crescimento se deve a conscientização feita pelo ministério, segundo ele está em curso uma ressignificação do ensino médio que passa por oferecer oportunidade profissional para juventude.
Entre os Estados, São Paulo lidera o atendimento, sedestaca por ser uma expansão da rede pública e Minas Gerais fica em segundo lugar pois tem participação da rede particular, segundo o Ministro Haddad.
A partir da LDBEN, LEI Nº 9394/96 surge um histórico da Educação profissional, esta Lei dedica um capítulo especial que trata dos níveis e das modalidades de educação e ensino.
A educação profissional destina-se àqueles que necessitam se preparar...
tracking img