Novas tecnologias educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD

Município: Uruçuca
Estado: Bahia
Turma (virtual): 12051
Pólo: Uruçuca
Tutor(a) presencial: Carla Gomes
Tutor(virtual): Márcia Machado
Professor(a): Otávio
Semestre/Ano: 2011/02

NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Elisa Santos do Nascimento
RESUMO
O presente artigo procura mostrar a relação entre educação etecnologia dentro do contexto escolar, no qual temos como referência alguns autores como PRETTO (1996) e GRINSPUN (2002) colaborando com orientações acerca das novas tecnologias no meio educacional. Se por um lado, elas podem desempenhar a função de inovação pedagógica, por outro também, podem ampliar possibilidades de uma formação mais ampla e moderna capaz de facilitar a vida pessoal e profissional deeducandos e educadores.
Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Formação docente.

1- INTRODUÇÃO
Em nossos dias assistimos ao desenrolar de um conjunto de fenômenos que nos habilitam a assistir, em tempo real, à mudança na nossa maneira de ser, de agir, de nos representarmos e na maneira como vemos nossa escola.
Devemos reconhecer que há muito que o currículo deixou de ser aquela áreasimplesmente técnica, mecânica encarregada de organizar o conhecimento escolar, tendo por base o pressuposto do não contexto, por se insistir no contexto imaculadamente neutro. Ao passarmos a encarar o currículo de uma forma moderna podemos entender o que nosso aluno quer aprender realmente na escola e sozinhos não damos mais conta.
Precisamos chegar mais perto do aluno, trazer para a realidade escolar oque é da realidade dele fora da escola, caso contrário estaremos perdendo nosso aluno para as grandes tecnologias mundiais.
A relação tecnologia/educação implica também numa relação antagônica frente ao poder. Se por um lado, as classes populares precisam ter acesso a esses recursos através do ensino público, por outro lado, a inserção dos recursos tecnológicos na escola representa um modo derealização da burguesia que sempre esteve à frente das tecnologias. Pode-se considerar um avanço para todas as classes, independente de idade ou nível social.
A tecnologia educacional tem também uma relação entre métodos educacionais e todos os meios disponíveis para se alcançar, de forma concreta, o aprendizado. Assim sendo, observamos que a tecnologia educacional sempre esteve próxima do meioeducacional, só que utilizada como: métodos, produtos, instrumentos e como aplicação científica.
Preto (1996) salienta muito bem essa questão:
Esse conjunto de novos valores vai caracterizando esse novo mundo ainda em formação. Um mundo em que a relação homem-máquina passa a adquirir um novo estatuto, uma outra dimensão. As máquinas da comunicação, os computadores, essas novas tecnologias, nãomais máquinas. São instrumentos de uma nova razão. Nesse sentido, as máquinas deixam de ser como vinham sendo até então, um elemento de mediação entre o homem e a natureza e passam a expressar uma nova razão cognitiva. (p.43).
Para que a tecnologia educacional possa ser bem aproveitada é necessário que haja um profundo acompanhamento do desenvolvimento educacional através da elaboração de novosconceitos, técnicas, teorias e princípios que busquem o estudo de uma nova visão do sistema educacional.
Compreender de que forma o professor pode utilizar as novas tecnologias educacionais em sala de aula fazendo com que os alunos aprendam de maneira significativa é o objetivo desse trabalho.

1.1 TECNOLOGIA E SUA HISTÓRIA
O ser humano, dotado de sua inteligência, sempre buscou formas, durantetoda a história, de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar dificuldades tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Podemos dizer que a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas.
As escolas, em sua história, têm em suas salas de aula fileiras de estudantes, sentados lado a lado,...
tracking img