As novas tecnologias e o contexto educacional na sociedade do século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS NOVAS TECNOLOGIAS E O CONTEXTO EDUCACIONAL NA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI


Márcia Mesquita Vieira¹

¹Assistente Social, Aluna do curso de Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas com acesso ao mestrado em Ciências da Educação. E-mail: marciajp1@hotmail.com.

RESUMO
Na tentativa de refletir sobre o avanço das tecnologias e das comunicações, o presente estudocontextualiza brevemente tais processos sociais, remetendo mais particularmente ao grande impacto das novidades no contexto da construção do conhecimento, ou seja, nos processos educacionais. A pesquisa teórica foi adotada como método, e por meio dela foi possível identificar que, de um modo geral, as tecnologias contribuíram para a mudança notável nos hábitos, nas concepções de vida, na cultura e naprópria sociedade. Especialmente no que se refere à educação, novos papéis, funções, competências e habilidades estão postas tanto aos educadores como aos educandos, diante das infinitas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia. Comunicação. Educação.

INTRODUÇÃO
Imergindo na busca da compreensão acerca dos fenômenos inerentes à pós-modernidade, maisespecificamente a crescente evolução das tecnologias e da comunicação, tem-se um leque de possibilidades a serem discutidas. O presente estudo centrou-se na idéia de refletir sobre os impactos desse dito desenvolvimento na vida em sociedade e no âmbito educacional.
Vivemos atualmente na era da informação, os meios de comunicação são cada vez mais presentes na vida das comunidades, seja atravésdas emissoras de rádio ou TV, seja por meio da rede mundial de computadores. O acesso é rápido e fácil, porém a capacidade de processar, interpretar, compreender e contextualizar a informação torna-se o foco principal de discussão no meio educativo.
A superação do modelo educacional tradicional se constrói na perspectiva de que compreender a escola como lócus de repasse de informações,significa reduzi-la a mera intermediária no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, seu papel passa a ser pautado na capacidade de utilização da informação para a construção do conhecimento.
Trazer à baila, mesmo que brevemente a presente discussão, remete à contribuir com a contextualização, com as transformações e com as superações tão necessárias aos processos educativos.

A INFLUÊNCIADAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DA ATUALIDADE

O advento do século XXI trouxe intrínseco à suas nuances, mudanças profundas no modus vivendi da população do planeta. O avanço das tecnologias, a globalização, a disseminação de informações gerais e tantos outros fatores ligados à questão do conhecimento, levaram à denominação desse período como a “era da sociedade do conhecimento”.Para Silva e Cunha (2002), as transformações societárias inerentes a esse processo são inúmeras e cada vez mais visualizadas através dos meios de comunicação, ou seja, a tecnologia transcendeu a esfera da produção fabril ou industrial, para todos os segmentos do convívio social.
Dentre os impactos sofridos por tal tendência, destaca-se com supremacia a questão da informação e dacomunicação, onde o processo de comunicação é facilitado pelo progresso tecnológico e a informação passa a ser cada vez mais acessível a toda população.
Tal evolução traz uma mudança considerável nas formas de socialização humana, especialmente na educação, por meio da apropriação de novas capacidades à inteligência humana. É um misto de pensamento humano e racionalidade das máquinas, que convergempara aprimorar a produção do conhecimento. Nesse sentido, quanto mais informado, capacitado e atualizado estiver o cidadão, mais estará em condições de inovar, criar e dar respostas às demandas contemporâneas da ciência.
Convergindo com tal entendimento, Oliveira, Rego e Villardi (2007), definem que as transformações profundas da sociedade são marcas da modernidade, que por sua vez geraram...
tracking img