Norma bs 8800

BS 8800

Conceitos
O que significa a sigla BS?
BS significa BRITISH STANDARDS, o órgão britânico encarregado de elaborar as normas técnicas aplicadas naquele país.
Origem

Criada pelo British Standard Institution (BSI), órgão britânico encarregado de elaborar normas técnicas, foi publicada em 1996 originalmente como BS 8750.

Atualização

Em Julho de 2004 a BSI publicou uma nova versãodesta norma de forma a ter em conta a evolução de outros referenciais de sistemas de gestão da SST, mas mantendo as mesmas características da versão de 1996.

Apresentação da BS 8800

A norma britânica BS 8800 [BSI, 1996], é um guia de diretrizes bastante genérico que se aplica tanto a indústrias complexas, de grande porte e altos riscos, como a organizações de pequeno porte e baixos riscos.Levou cerca de quinze meses para ser discutida e aprovada oficialmente, entrou em vigor no dia 15 de maio de 1996.
No desenvolvimento da BS 8800, não havia modelos pré-estabelecidos para o Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho. Entretanto, o comitê britânico responsável pela elaboração da norma, a fim de obter consenso das partes envolvidas, desenvolveu duas abordagens para autilização do guia: uma, baseada no HSE Guidance - Successful Health and Safety Management -HS(G) 65 (já adotada amplamente no Reino Unido) (FIG. 1), e outra, baseada na ISO 14001 sobre Sistemas de Gestão Ambiental (FIG. 2). A orientação apresentada em cada abordagem é essencialmente a mesma, sendo a única diferença significativa sua ordem de apresentação. As duas abordagens possuem a mesma numeração depáginas de tal forma que o descarte, pelo usuário, da versão indesejada não comprometerá o restante do conteúdo do Guia que permanecerá "completo", com todas as páginas. Das duas, a versão de maior interesse, para os usuários não britânicos, é aquela baseada na estrutura da norma ISO/DIS 14001, por terem as normas ISO reconhecimento internacional.

[pic]

Figura 1 – Elementos de um SGSOS baseadona abordagem do HS(G)65

[pic]
Figura 2 – Elementos de um SGSOS baseado na abordagem da ISO 14000

O modelo gerencial proposto pelo guia BS 8800, apresentado na FIGURA 2, está estruturado no clássico ciclo de gerenciamento PDCA (Plan, Do, Check, Act) ou ciclo de Deming, dando ênfase à Política de Segurança e de Saúde Ocupacional e à necessidade de uma "Análise Crítica Inicial" comoferramenta "suporte" para implementação do Sistema.

Ciclo PDCA

P – PLAN: Planejar o que se pretende realizar, num período
de tempo e quais as ações a desenvolver para lá chegar.
D – DO: Executar as ações planeadas que vão ao encontro
dos objetivos ou estratégias desenvolvidas anteriormente.
C – CHECK: Verificar os resultados das ações desenvolvidas para garantir que vão ao encontro dos objetivostraçados.
A – ACT: Atuar implementando ações para continuamente melhorar o desempenho.

Diversos países têm manifestado interesse para que a ISO – International Standardization Organization, desenvolva normas internacionais voluntárias sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (possível série ISO 18000 ). Estudos estão sendo realizados no sentido de encontrar soluçõesharmonizadas para a gestão da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, evitando assim que requisitos divergentes possam emergir ao nível de países ou regiões.

A BS 8800 busca auxiliar a minimização dos riscos para os trabalhadores, melhorar o
desempenho dos negócios e estabelecer uma imagem responsável perante o mercado.

ELEMENTOS ESSENCIAIS DO SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA
E SAÚDE DOTRABALHO

As organizações devem dar a mesma importância à obtenção de altos padrões
de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (SST) que dão a outros
aspectos chave de suas atividades de negócio. A BS 8800 fornece diretrizes
baseadas nos princípios gerais da boa administração e foi projetada para
possibilitar a integração da gestão da SST dentro de um sistema global de
gestão, perfeitamente...
tracking img