Resenha o monge e o executivo

Páginas: 18 (4314 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. ANÁLISE ADMINISTRATIVA LITERÁRIA: O Monge e o Executivo 4
2.1. Liderança em Ação 4
2.1.1. O perfil da liderança e os relacionamentos: sua influência no desempenho do ‘todo’ empresarial 4
2.2. Revendo os Paradigmas e Estabelecendo as Estratégias 7
2.2.1. Paradigmas pessoais X paradigmas organizacionais: as funções gerenciais e o desafio da mudançano ambiente empresarial 7
2.3. Amor e Trabalho em Equipe, as Verdadeiras ‘Forças’ da Organização 10
2.3.1. Amor e liderança – comportamentos e atuação gerencial: sua importância na eficácia de desempenho da equipe e nos resultados organizacionais 10
3. CONCLUSÃO 12
4. ANEXOS 14
5. REFÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 20
6. EQUIPE 21

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer umaanálise crítica e comparativa das experiências expostas por James C. Hunter, em seu livro “O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança”, com a realidade atual das empresas. Para se alcançar os níveis de exigência do mercado e obter sucesso, faz-se necessário desenvolver a capacidade de planejar estrategicamente, a fim de se criar condições ambientais para competir por maioreslucros, continuidade e expansão dos negócios.
O trabalho está divido em três partes, que compõem a fundamentação teórica do trabalho. A primeira parte introduz os termos-chave do livro, situando-os dentro de um contexto prático, a fim de preparar o caminho para uma análise mais profunda. A segunda parte descreve a influência dos paradigmas na vida das pessoas e como interferem no ambienteempresarial. A terceira parte aprofunda os termos-chave citados na primeira parte, estabelecendo um elo entre a prática destes termos e os resultados almejados pelas empresas.
Por fim, todo conhecimento é imbuído de fluidez. A troca de experiências conseguida em um trabalho de equipe é extremamente importante para o acúmulo de conhecimento, sendo este, portanto, o principal ativo das empresas na era daglobalização. Há de se levar em consideração os objetivos e as motivações socioculturais no ambiente organizacional. Essa ideologia é extremamente válida para a construção de padrões de qualidade nas relações interpessoais, tanto no convívio social quanto no contexto empresarial.

2. ANÁLISE ADMINISTRATIVA LITERÁRIA: O Monge e o Executivo

2.1 Liderança em Ação

2.1.1 O perfil daliderança e os relacionamentos: sua influência no desempenho do “todo” empresarial

No livro de James C. Hunter, “O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança”, o personagem John Daily decide rever seus conceitos de vida, tanto pessoais quanto profissionais ao passar sete dias num mosteiro beneditino sob a orientação do frade Simeão, um influente empresário americano queabdicou de sua posição anterior em detrimento da conquista de novos ideais; uma das credenciais de Hoffman (Simeão) no mundo dos negócios foi a sua capacidade de revitalizar empresas em crise.
O objetivo do retiro é reavaliar a capacidade de liderar e se relacionar com os colaboradores, através da concepção de que a característica indispensável a um líder de sucesso é a constantevalorização dos aspectos espiritual e psicológico do indivíduo. Durante o evento, Simeão introduz conceitos e definições que visam à reflexão do mundo dos negócios através de uma ótica humanista, levando à compreensão de uma diferenciação entre liderança, poder e autoridade.
A globalização vem impondo mudanças de atitude cada vez mais drásticas e rápidas, em todos os seguimentos da sociedade. Um mundoglobalizado valoriza a integração econômica, social, cultural e política. O mercado mundial está cada vez mais competitivo, e para não se tornarem obsoletas, as empresas são obrigadas a se adequarem a um ritmo em que os acontecimentos se tornam acessíveis praticamente em tempo real. Isto significa uma drástica revisão dos modelos antigos de gestão, que se tornaram incompatíveis com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha O monge e o executivo.
  • Resenha livro o monge e o executivo
  • Resenha o monge e o executivo
  • Resenha o monge e o executivo
  • Resenha do Livro o Monge e o Executivo
  • resenha do livro o monge e o executivo
  • resenha: o monge eo executivo
  • Resenha do livro "o monge e o executivo"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!