Niacina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A niacina, também conhecida como vitamina B3, vitamina PP ou ácido nicotínico, é uma vitamina hidrossolúvel cujos derivados (NAD+, NADH, NADP+ e NADPH), está presente em coenzimas essenciais para as reações de oxidação-redução envolvidas na liberação de energia por carboidratos, gorduras e proteínas.
São abundantes na natureza, sendo encontrada na levedura, no fígado, nas aves, nas carnesmagras, no leite, nos ovos, nas frutas secas, nos cereais integrais e em diversos legumes, frutas e verduras. Sua absorção ocorre no intestino delgado e um pequeno armazenamento ocorre no organismo e qualquer excesso é eliminado através da urina.
A deficiência da vitamina provoca a doença Pelagra, cuja tríade diagnóstica é composta por Dermatite, Demência e Diarréia. Já o seu excesso pode serprejudicial em pessoas com asma ou doença de úlcera pélvica.
Desempenham importante papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA. A designação "vitamina B3" também inclui a amida correspondente, a nicotinamida, ou niacinamida. Outras funções da niacina incluem remover substâncias químicas tóxicas do corpo e auxiliar a produção de hormônios esteróides pelas glândulas supra-renais, comoos hormônios sexuais e os relacionados ao estresse.

FORMAS DE LIBERAÇÃO DA NIACINA
Niacina de liberação imediata
A niacina de liberação imediata é rapidamente absorvida e excretada. Atinge pico sérico cerda de 30 a 60 minutos de sua ingestão e sua meia vida metabólica é de uma hora. Geralmente é prescrita em múltiplas doses.

Niacina de liberação lenta
A niacina de liberação lenta, tambémconhecida como de liberação controlada ou sustentada, seu tempo de dissolução geralmente é maior que 12 horas.

Niacina de liberação intermediária ou extendida
Entre as duas formas clássicas de liberação da niacina encontra-se a forma de liberação intermediária ou extendida. A mesma é absorvida num período de 8 a 12 horas, intermediário entre a niacina cristalina e a lenta. A mesma deve seringerida uma vez por dia e é a única formulação aprovada pelo Food and Drug Administration (FDA) para tratamento das dislipidemias.

METABOLISMO
Em geral se define a atividade da niacina nos alimentos como concentração de ácido nicotínico formado pela conversão do triptófano, contido nos alimentos, em niacina. Esta é biologicamente precursora de duas coenzimas que intervém em quase todas asreações de óxido-redução: a nicotinamida adenina dinucleótido (NAD+) e a nicotinamida adenina dinucleótido fosfato (NADP+). A pelagra é a conseqüência de uma carência de vitamina B3 (conhecida como "PP" por ser a vitamina que "previne a pelagra") e de triptófano ou de seu metabolismo.
As formas coenzimáticas da niacina partipam das reações que geram energia graças à oxidação bioquímica de carboidratos,lipídios e proteínas. NAD+ e NADP+ são fundamentais para se usar a energia metabólica dos alimentos. A niacina participa na síntese de alguns hormônios e é fundamental para o crescimento. Outra coenzima com função semelhante, mas estrutura diferente é a ubiquinona.
FUNÇÕES
A Niacina, também conhecida com vitamina B3, é importante para manutenção do equilíbrio da pele, influenciando a formação decolágeno e a pigmentação provocada pela radiação ultravioleta. Também no sistema nervoso, na região cerebral, na qual a niacina age na formação de substâncias mensageiras, como a adrenalina, influenciando a atividade nervosa.
Além das funções citadas é importante para o bom funcionamento do sistema digestório, nos mecanismos de oxidação celular, metabolismo das gorduras e carboidratos, e reduztriglicerídeos e aumento do HDL.

USO INDUSTRIAL
A reação entre ácido nicotínico e a hemoglobina forma um composto de cor intensa que é aproveitado como corante alimentício. A niacina funciona como vasodilatador em grandes doses.

NCESSIDADES
A ingestão diária recomendada de miligramas equivalentes de niacina (NE) para um adulto são 6,6 mgNE por 1.000 kcal e não menos de 13 mg NE para...
tracking img