Negociadores de escravos e escravos negociadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED
Departamento de História

Kauê Pisetta Garcia

Negociadores de escravos e escravos negociadores

Florianópolis
2012
Negociadores de escravos e escravos negociadores

Desde que os impérios europeus começaram a navegar o mundo e chegar a continentes nos quais nunca tinham estado antes,estabeleceram relações comerciais importantíssimas com os povos recém-descobertos. Vários foram os produtos que levaram da África, Ásia e América, porém neste trabalho não me concentrarei no comércio de produtos, mas sim no comércio de pessoas, que seriam levadas para as mais diversas regiões do mundo para realizar trabalhos forçados.
Kalina e Maciel Silva, em seu Dicionário de Conceitos Históricos,destacam a dificuldade enfrentada por historiadores para definir o sistema chamado de escravidão. Dizem que, apesar de possuir certa universalidade em seu conceito, este termo foi teve sua definição alterada por várias vezes ao longo da história. Segundo os autores, isso ocorre graças à subjetividade do conceito de escravo: em vários momentos históricos, por exemplo, a função social da mulher seaproxima em vários aspectos da do escravo.
Por causa desta dificuldade, estes escritores optam por utilizar o conceito do africanista francês Claude Meillassoux, no qual escravidão é um modo de exploração no qual uma classe estabelece domínio sobre outra, obrigando esta à realizar trabalhos forçados para si e ser submissa. Este sistema só pode ocorrer se houver, obrigatoriamente, a renovação daclasse explorada, seja por reprodução destes que já são escravos ou pela captura de outros que os substituam. Posteriormente, este fator viria a causar a valorização comercial das mulheres na compra e vanda de escravos.
A escravidão existiu desde a antiguidade, talvez até anteriormente, porém, foi somente com o início da relação Europa-África que ela começou a acontecer com a justificativa racial.Ouseja, o escravo era colocado nesta condição apenas pela cor de sua pele. Um discurso bastante comum hoje em dia é o de que a escravização já acontecia entre as populações africanas e, desta forma, não se deve culpar os europeus, pois estes teriam apenas mantido uma prática já comum entre aqueles povos. Este discurso não possui fundamentação argumentativa, uma vez que a escravidão em África sedava da mesma maneira que havia acontecido, por exemplo, na Grécia ou no Império Romano: os escravos eram espólios de guerra, prisioneiros de nações inimigas.
Quando chegaram ao continente africano, os europeus se depararam com sociedades complexas, com culturas riquíssimas e sistemas políticos e econômicos com relações de interdependência. Neste contexto, comercializavam-se os mais diversosprodutos. No início, o europeu dependia de sua boa relação com o nativo para todas as suas atividades: comércio, exploração, caça, enfim, para sua sobrevivência na terra a qual não conhecia. Logo os colonizadores se expuseram seu principal interesse, que seria participar das relações comerciais estabelecidas pelos povos nativos. Por isso, foram instaladas diversas feitorias e, mais tarde, fortes. Entãose iniciou um amplo sistema de trocas, assim como viria a acontecer também com os indígenas brasileiros a partir do século XVI.
Observando que estes povos possuíam escravos, os europeus quiseram comprá-los, e, vendo o interesse destes, os nativos logo começaram o que viria a ser um dos mais documentados e conhecidos comércios de seres humanos de toda a história. As populações africanas quepossuíam escravos os vendiam aos europeus, e o interesse dos compradores aumentava exponencialmente, se tornando maior do que a oferta.
Logo as populações iniciaram a captura de escravos para a venda, e começaram a controlar a quantidade que era vendida. Percebendo o valor que os europeus davam aos cativos dependendo do seu sexo, idade e forma física, faziam preços que lhes fosse favorável. A grande...
tracking img