Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Camada de Transporte

Fornece comunicação lógica entre processos de aplicação fim a fim (rodam em hospedeiros diferentes), ou seja, soma de várias conexões ponto a ponto (física). Provê entrega confiável, isto é, se na camada de transporte de origem foi feita a segmentação, na camada de transporte de destino é feito o reajuste (reordenar).

• Multiplexação/Demultiplexação – identificaçãode processos. O IP apenas garante que um determinado processo chegue na maquina que fez a requisição. A identificação de como cada pacote vai para cada programa é feita através das portas, ou seja, vários programas saindo por um mesmo IP (multiplexação) e o mesmo IP para os vários programas (demultiplexação). As portas são classificadas em portas de destino e portas de origem. A porta 80 (HTTP) éaquela que identifica o servidor web, que é a de destino. As portas maior ou igual a 1024 são as portas de origem (cliente). Isto é, as portas até 1023 são portas reservadas aos servidores. Uma conexão é o mapeamento de um par de sockets (IP + Porta). Exemplo desses sockets: 10.0.0.1:2000 (cliente) – 200.40.8.3:80 (servidor). Em resumo, a função da porta é identificar um processo dentro damáquina e a função do IP é identificar a máquina dentro de uma rede. Essa identificação de processos vai ser realizada pelo cabeçalho da camada de transportes através das portas de origem e de destino. Quem implementa a multiplexação/demultiplexação são os dois protocolos, TCP e UDP, que é o único serviço prestado pelo UDP.

Para aplicações que toleram perda, mas não toleram atrasos se utiliza oprotocolo UDP. Caracterizando assim um protocolo sem conexão. Tendo o objetivo de transmitir os dados rapidamente. Ex.: transmissão de vídeo, voz, etc. Checksum serve para garantir a integridade do próprio cabeçalho, isto é, verifica se o que foi transmitido chegou com erro. O protocolo realiza seu serviço através do processamento das informações do cabeçalho (campos do cabeçalho).
Naestrutura do segmento do TCP, que tem por objetivo prestar confiabilidade, o campo número de seqüência serve para ordenar os pacotes de chegada quando não vierem na ordem correta. Já o campo número de reconhecimento (confirmação) serve para mostrar o número dos pacotes que faltou enviar, ou seja, daquilo que esta faltando transmitir. O campo tamanho do cabeçalho informa quantos bits tem para poderinformar a camada superior (aplicação). Os campos de flags (sinalizadores) servem para sinalizar o TCP de uma outra máquina as ações que estão sendo executadas. Nesse campo, além de um bit ser destinado ao processo de confirmação de recebimento (ACK), tem também o processo de sincronização que serve para estabelecer uma conexão com outra máquina (trocar informações). No campo janela tem a seguinteconsideração: “Quanto maior for o tamanho da janela, maior será o fluxo de vazão”.
O objetivo de se estabelecer uma conexão (papel do TCP) é negociar como pode ser trocado os dados, ou seja, negociar todos os parâmetros de controle (informações) da transmissão, que são exatamente as portas. Ex. de parâmetros: RCT (tempo de ida e volta), tamanho da janela.
O número de confirmação (ACK)é o número do último número de seqüência recebido em ordem mais um. Se por acaso o número de seqüência não vir em ordem (faltar algum pacote), por conta do auto-fluxo, o TCP automaticamente diminui a janela com o intuito de diminuir a vazão do fluxo. Com isso o pacote é retransmitido.
A implementação da detecção e/ou correção de erros é feito na camada de enlace, quando a tecnologia detransmissão usa um meio de transmissão (cabos elétricos) pouco confiável. Em contra partida, quando a tecnologia de transmissão usa um meio de transmissão (fibra óptica) muito confiável essa implementação é feita na camada de transporte, por ter pouca perda de pacotes. Ex.: FrameRelay. Com isso concluímos que, ou a detecção e/ou correção de erros está na camada de enlace ou na camada de transporte, pois...
tracking img