Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O plantio de soja
O plantio de uma lavoura deve ser muito bem planejado, pois determina o inicio de um processo de cerca de 130 dias e que afetará todas as operações envolvidas, além de determinaras possibilidades de sucesso ou insucesso da lavoura.  A densidade de plantio varia basicamente, com a cultivar, e com a disponibilidade de água e nutrientes. Uma análise das cultivares de sojasindisponíveis mostra que a densidade recomendada pode variar entre 300.000 a 320.000 plantas por hectare ou 30 a 32 plantas m-². Variações de 20% nesse número, para mais ou para menos, não alteramsignificativamente o rendimento de grãos para a maioria dos casos, desde que as plantas sejam distribuídas uniformemente, sem muitas falhas.
O cuidado com a distribuição de sementes nas fileiras, aprofundidade de plantio e o espaçamento entre fileiras são fatores determinantes para a obtenção da máxima qualidade de plantio e seu efeito sobre as operações subsequentes e a produtividade da lavoura. Nasépocas indicadas de semeadura, devem ser empregados espaçamentos de 20 a 50 cm entre as fileiras. Trabalhos realizados recentemente com alguns cultivares indicam aumentos de rendimento com o uso doespaçamento de 20 cm, com população de plantas indicada e/ou quando a semeadura é feita no final da época indicada. Em condições que favorecem a ocorrência de acamamento de plantas, pode-se corrigir oproblema, sem afetar o rendimento, reduzindo-se a população em 20%. Por outro lado, quando a semeadura é realizada tardiamente - no final da época indicada - sugere-se o acréscimo de 20% na população deplantas, com vistas a compensar a redução de estatura de planta em função do encurtamento do subperíodo vegetativo.  
Além destes, outros fatores são fundamentais para a obtenção do máximo da expressãodo potencial produtivo das cultivares visando o aumento da produtividade e rentabilidade da cultura, tais como solo, profundidade, topografia, irrigação, adubação e calagem, irrigação e controle...
tracking img