Multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
2011

SUMÁRIO:

Pag.

INTRODUÇÃO................................................................................... 3

DESENVOLVIMENTO ........................................................................ 4

2 – EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS E A COMPREENSÃO DA MULTICULTURALIDADE NA ESCOLA ................................................ 4 e 5

2.1 – EDUCAÇÃOE DIVERSIDADE ................................................... 6

2.2 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ..................................... 7 e 8

2.3 – PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –
DIVERSIDADE CULTURAL ................................................................ 8 e 9

CONCLUSÃO....................................................................................... 10

BIBLIOGRAFIA ..................................................................................... 11





INTRODUÇÃO:

O objetivo deste trabalho é discutir sobre a temática da diversidade cultural no processo educativo. Refletir em torno do mito da democracia racial, cultural, racialismo, etnia, identidade ética emulticulturalismo. Pontua-se ainda a presença de diferentes experiências socioculturais no Brasil, contribuindo para o repensar da prática pedagógica do professor e a formação do aluno enquanto sujeito das suas ações.
A temática do multiculturalismo como movimento teórico e como prática social que contesta preconceitos e discriminações a indivíduos e grupos culturais historicamente submetidos aprocessos de rejeição ou silenciamento por sua condição de pertencimento identitário distinto dos padrões definidos como válidos e aceitáveis, seja no espaço escolar ou no contexto social mais amplo. O argumento central é o de que pensar e viver no mundo atual, passa pelo reconhecimento da pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas com base no respeito e tolerância recíproca, concebendo asdiferenças culturais não como sinônimo de inferioridade ou desigualdade, mas equivalente a plural e diverso.
O cenário histórico do mundo atual, bem como o multiculturalismo e suas origens, seus significados e concepções teóricas, como forma de evidenciar o sentido político cultural de se educar as atuais e as novas gerações a partir de uma visão multicultural crítica, que leve em conta, noprocesso formativo dos sujeitos, a necessidade e importância de se reconhecer, valorizar e acolher identidades plurais sem representar ameaças ou quaisquer formas de naturalização do preconceito e desrespeito à vida humana, independente de sexo, cor, gênero, credo, etnia, nacionalidade.
Busca se, com isso, superar mecanismos discriminatórios ou silenciadores da diversidadecultural, em nome de uma sociedade baseada na justiça.


DESENVOLVIMENTO:

2 - EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS E A COMPREENSÃO DAMULTICULTURALIDADE NA ESCOLA.

O reconhecimento dos diversos recortes dentro da ampla temática da diversidade cultural (negros, índios, mulheres, portadores de necessidades especiais, homossexuais, entre outros) coloca-nos frente a frente com a luta desses e outros grupos em prol do respeito à diferença. Coloca-nos, também, diante do desafio de implementar políticas públicas em que a...
tracking img