Multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
 
 
Ma Mariciane Moraes Nunes
Educação e Diversidade
 
CUIABÁ – MT -  2012
 
 
SÍNTESE DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
 
O Brasil é um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.
Formado por várias raças, cores crenças, costumes tornaram-se necessário e fundamental o nascimento da pluralidade cultural que tem como principalobjetivo a valorização de culturas diferentes, que convivem no mesmo território.
É necessário respeitar e ser respeitado é um direito humano. Isto não significa aderir aos costumes do outro ou concordar com o que ele faz, mas simplesmente respeita – lo como expressão de diversidade.
            Existem diversidades étnicas e culturais que compõe a sociedade brasileira, essas relações são marcadaspor desigualdade socioeconômica.
            As culturas são produzidas pelos grupos sociais no decorrer da história, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com os outros, na construção de sua forma de subsistência e na produção do conhecimento.
Hoje o grande desafio é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer ariqueza representada por essa diversidade Etna cultural que compõe o patrimônio sócio cultural brasileiro, investindo na sua superação de qualquer tipo de descriminação dos grupos que compõe a sociedade.
MESMOS COM TANTAS DIFERENÇAS AINDA SOMOS IGUAIS
Entre os homens há rios e oceanos,
Há montanhas e fronteiras e mais
De mil costumes sacros e mundanos
E ainda dizem que somos iguais.                                                       Francisco Libânio
 
 
NARRATIVA DE ADRIANA PATRÍCIA DE AMORIM SILVA
Não foi na escola. Olha a situação que aconteceu, uma foi vista com meu pai, que aconteceu, de ele ir numa concessionária para ver uma carro,que ele gostou, mais foi muito mal atendido, pela uma funcionária, por que ele não estava bem vestido, ela não queria atender ele, perguntava para ele, setinha condição de paga o carro, ai meu pai, falou para ela que ela tende mal, ele estava mal vestido e nem tanto assim, e pq ele era negro, depois de 2 dias ele voltou lá muito bem vestido, e pediu para outro funcionário atendeu, e fechou o negocio com ele, porque ele atendeu muito bem meu pai. E a outra funcionária, pede o negocio muito bom, fico semcomissão.                                                
E tem outra que conheceu comigo mesmo na escola, eu fazia aula de inglês na unic, todos os sábado, estava indo tudo bem, quando troquei de professora, ela me tratava muito diferente, quando eu pegava o falava com ele, ela sempre arruma uma desculpa, eu mesmo sentia incomodada com isso, e com outra pessoa de cor da pele clara ela tratava normal, até brincava, e rir com eles, e comigo não, fiz uma prova que tever fui muitobem, mais ela me deu uma nota muito mal, fui até a direção para reclama e eles me informou que ia arruma , mais foi me rolando, até essa situação fico muito chato e eu desistir do curso que estava no segundo etapa do curso.
 
NARRATIVA DE ROSALIA DOS SANTOS RAMOS
No ano de 2011 recebemos em nossa unidade escolar uma aluna com deficiência em uma das pernas, Vitoria tinha então 4 anos e foiinserida na turma correspondente.Ela caia muito, quase não parava em pé os colegas tinham pena , medo alguns queriam ajudar mais ela era muito dependente para ir ao banheiro, beber água, carregar a mochila.Em nossa escola somente as turminhas de 3 anos tem em sala a professora ADI as turmas tem aprox. 23 alunos cada devido a situação de Vitoria encaminhamos a SME, que prontamente mandou uma equipe deprofissionais visitar a escola para conhecer a verdadeira situação que vivenciamos com Vitoria a partir daí veio uma ADI exclusiva para acompanhar a menina em sala de aula fizemos vario momentos de conversa com toda a turminha deixando sempre claro que Vitoria era uma criança como outra qualquer talvez com algumas limitações e tudo passa a ser...
tracking img