Word

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Ensino Básico Osvaldo Aranha
Aluno: Vinicius Eduardo de Almeida Nogueira
Disciplina: Sociologia
Ano: 2º 1

Reforma Protestante

Joinville 17/04/2013
ReformaProtestante
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início doséculo XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 deoutubro contra a doutrina que a igreja Católica pregava que estava propondo uma reforma no catolicismo.
Martinho Lutero teve o apoio de diversos religiosos e governantes europeus assim,provocando uma revolução religiosa.A igreja católica então criou o movimento da Contra-Reforma.
Na idade média a igreja Católica adquiriu mais poder, teve interferências nas decisõespolíticas.Ela começou a se distanciar de seus ensinamentos e estava entrando numa contradição. A igreja pregava que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados.Mais fatos para aocorrência das reformas foi que a igreja condenava acumulação de capitais então a burguesia precisava de uma religião que a redimisse dos pecados do acumulo de dinheiro,assim tinhacerteza de que o sistema feudalista estava dando lugar as monarquias nacionais que começaram a ir na população o sentimento de crença e colocaram a nação Oe o rei acima dos poderes da Igrejaou seja, do clero.Martinho Lutero, provocou a Reforma Protestante ao discordar publicamente da prática de venda de indulgências peo Papa Leão X.
O Papa decidiu vender o perdão dospecados aos cristãos, Martinho foi contra isso e revolucionou um protesto na frente da igreja. Então, enquanto Lutero era acolhido por seu protetor, vários nobres alemães se aproveitaram dasituação como uma oportunidade para tomar os bens da igreja.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Protestante
http://www.infoescola.com/historia/reforma-protestante/
tracking img