Multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“sob a aparente diferença há uma mesma humanidade”

Multiculturalismo
O termo multiculturalismo é polissêmico, tem vários significados e entendimentos. Além dos entendimentos apresentados, podemos encontrar outras expressões acompanhando o termo, como: conservador, liberal, crítico, emancipador, revolucionário, interativo. Essas expressões, entendimentos e compreensões podem variar de acordocom autores, correntes literárias, entre outros. Para Moreira,

O termo multiculturalismo, todavia, pode indicar diversas ênfases: a) atitude a ser desenvolvida em relação à pluralidade cultural; b) meta a ser alcançada em um determinado espaço social; c) estratégia política referente ao reconhecimento da pluralidade cultural; d) corpo teórico de conhecimento que buscam entender a realidadecultural contemporânea; e) caráter atual das sociedades ocidentais (2001, p. 66).



O surgimento da sociedade multicultural se dá na medida em que cada vez mais presenciamos o convívio de diferentes sujeitos, povos num mesmo espaço. Sujeitos que se constituem pelos processos de contato e enfrentamentos culturais presentes no cotidiano, se formando em processos de intercâmbios intensos,muitas vezes inconscientes, que geram outras formas de comunicação e de produção cultural, não mais sustentadas por matrizes únicas, monoculturais. Podemos dizer que não houve um surgimento de uma sociedade multicultural de uma hora para outra, pois na verdade, ela sempre existiu. Em diversos momentos da história, nos deparamos com várias culturas convivendo e se relacionando dentro de um mesmoambiente e isto pode caracterizar uma sociedade multicultural.



A problemática da educação escolar


As diferentes dimensões estabelecidas nas relações sociais:
        

Universalização da escolarização Qualidade da educação Projeto político-pedagógico Dinâmica da escola Concepção curricular Relação com a comunidade Função social da escola Processos de avaliação (institucionale nacional) Formação de professores

Não há educação que não esteja imersa nos processos culturais.


Necessidade de se reinventar a educação escolar para que possamos oferecer espaços e tempos de ensino-aprendizagem significativos e desafiantes para os contextos sócio-políticos e culturais atuais.(CANDAU, 2005) Não se pode conceber um experiência pedagógica “desculturizada”, Isto é,desvinculada totalmente das questões culturais da sociedade.







O que se pretende é propiciar elementos para aprofundar na compreensão das relações entre educação e cultura(s). Pensar esse processo divergente e suas interrelações. Experiências estas que estão intimamente entrelaçadas.

EDUCAÇÃO

CULTURA

Uma nova leitura das relações entre educação e cultura(s)


Caráterpadronizador, homogeneizador, monocultural da educação. (FORQUIN, 1993) Aspirações do indivíduo. (Sacristán, 2001) Espaço ecológico de cruzamento de culturas. (Perez Goméz, 1994; 2001) Dinâmica escolar na perspectiva multicultural. (Candau, 2003)







Diferentes abordagens do Multiculturalismo


Configurações do Multiculturalismo na América Latina:
O debate Multicultural naAmérica Latina nos coloca diante da nossa própria formação Histórica, da pergunta sobre como nós construímos socioculturamente, o que negamos e silenciamos, o que afirmamos, valorizamos e integramos na cultura hegemônica”



Polissemia do termo: Concepções e vertentes diversificas do Multiculturalismo


Descritiva: Enfatizam a descrição e a compreensão da

construção da configuraçãomulticultural de cada contexto específico.


Propositiva: Entende o multiculturalismo não

simplesmente como um dado da realidade, mas como uma maneira de atuar, de intervir, de transformar a dinâmica social.

Abordagem Intercultural
Características: -Promoção da inter-relação entre diferentes grupos culturais, -Rompimento da visão essencialista das culturas e das identidades culturais,...
tracking img