Moral e direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1
O termo sociedade pode ser empregado como sinônimo de grupo social, que significa “qualquer agrupamento de pessoas em processo de interação”. É um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura e que interagem entre si para formar uma comunidade.

As formas de interação social são ações que acontecem entre vários grupos ou individualmente, são fatores que procuram explicar o modocomo pessoas ou grupos interagem na sociedade. Alguns desses processos são:
* Cooperação: as pessoas estão movidas por um mesmo objetivo e valor, por isso conjugam seus esforços. A interação se mostra direta e positiva.
* Competição: há uma disputa, uma concorrência em que as partes procuram obter o que almejam, uma visando a exclusão da outra (consiste em tentar superar os outros). Ainteração se faz indireta e sob muitos aspectos positivos.
* Conflito: se faz presente à partir do impasse, quando interesses em jogo, não logram uma solução pelo diálogo e as partes recorrem a agressão, moral ou física, ou buscam a mediação da justiça. São fenômenos naturais a qualquer sociedade, empenhando-se em conflitos os homens provocam as mudanças sociais. Quanto mais a sociedade sedesenvolve, mais ela está sujeita a novas formas de conflito, tornando a convivência, se não a maior, certamente um dos seus maiores desafios.

Características da sociedade:
* Multiplicidade de indivíduos: trata-se de um conjunto ou agrupamento de pessoas; na definição de Thomas Aquino: “a reunião de homens para fazer algo em comum (adunatio hominum ad aliquid unum communiter agedum).
*Interação: é indispensável que haja interação entre indivíduos de uma sociedade, que desenvolvam ações recíprocas, de forma que a ação de uns correspondam a ações correlatadas de outros, dentro de uma estrutura bem definida. Segundo Piaget, a sociedade se define como a multiplicidade de interações de indivíduos humanos.
* Previsão de comportamento: cada um age orientando-se pelo provável comportamentodo outro e, também, pela interpretação que faz das expectativas do outro com relação a seu comportamento.

Questão 2
Existe uma mútua dependência entre direito e sociedade. Não pode haver sociedade sem direito e muito menos direito sem sociedade. Não se concebe uma sociedade sem regras, se um direcionamento, sem ordem, sem o direito. É preciso limitar a esfera de conduta de cada indivíduo, demodo que sua liberdade de atuação não gere conflitos sociais. O direito existe no meio social e em função da sociedade. Ele modifica a sociedade impondo condutas e comportamento. Também é influenciado e moldado pela sociedade, através da cultura, usos e costumes, moral e pela evolução temporal.
Segundo Dante Alighieri, em sua obra “o direito é uma proporção real e pessoal, de homem para homemque, conservada, conserva a sociedade; corrompida, corrompe-a.”

Questão 3

Para betioli o direito ordena, impõe as relações sociais por meio de regras obrigatórias, direcionando comportamentos. Para ele o direito organiza as relações.
Já para Paulo Nader o direito procura responder as necessidades de ordem e justiça da convivência em sociedade. Nesse caso o direito se adapta aosacontecimentos da sociedade.

Questão 4 DIREITO E RELIGIÃO
Direito e religião se relacionam, apresentando pontos de semelhança e pontos de distinção, dependendo do ponto de vista.,A religião, que pode ser definida como conjunto de crenças em uma determinada divindade ou força sobrenatural, é uma criação humana que busca explicações para o mundo e para os vários questionamentos sociais. 

A religião, naformação de sua doutrina, estipula valores e princípios a serem seguidos pelo homem para serem obedecidos durante a vida. Valores esses que induzem seus fiéis a determinadas condutas sociais e proibições para que o objetivo final, que é o bem, seja atingido. 

Nesse aspecto, o Direito e a religião se parecem por expressarem mecanismos de controle social, que impõem condutas e valores e que...
tracking img