Estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Estoque

Os Estoques podem ser bens tangíveis tais como: matéria-prima, produtos em elaboração, produtos acabados etc, pela entidade com o objetivo de venda ou utilização própria. Pararegulamentar internacionalmente os estoques, foi emitido a IAS 2, e regulamentado no âmbito Brasileiro, promulgou-se o CPC 16.
Foram analisadas ambas normas e verificou-se que elas são utilizadasapenas pelo CPC 16 para o estudo. Este pronunciamento define os estoques como sendo ativos mantidos para comercializar no curso natural dos negócios, o processo de produção para a comercialização demateriais e suprimentos para consumo ou transformação dos processos de produção ou prestação de serviços.
Estoques são bens adquiridos e destinados para venda incluindo, mercadorias compradas por umvarejista para revenda, terrenos ou imóveis, produtos acabados ou em processo de produção, matérias-primas e materiais utilizados no processo de produção, tais como, embalagens e material de tal consumo .Na prestação de serviços, os estoques devem incluir os custos dos serviços se a empresa não tenha reconhecido a respectiva despesa.
Nota –se que nos estoques , houve mudanças em suas divulgações,classificações, os métodos de valoração do estoque, nos reconhecimentos de custos.. Nas divulgações, o CPC 16 trata que deve apresentar nas notas explicativas as políticas que a entidade utiliza paraatingir o valor em que eles divulgam os estoques. No grupo de estoque, no Balanço Patrimonial, devem ser apresentadas as contas detalhadas, tais como matérias-primas, produtos em processos, produtosacabados, produtos para revenda, adiantamento de fornecedores entre outras.
Se utilizado o critério de valor justo, a diferença entre o valor original e o atual, menos os custos de venda, deve serevidenciado em Notas Explicativas, assim como os estoques que estão em garantias de passivos da organização . Na Demonstração do Resultado do Exercício deve ser evidenciado o valor de despesa que...
tracking img