Mito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE È MITO?
Mitos são histórias tradicionais, quase sempre sobre deuses, heróis ou criaturas do mundo animal, que explicam por que o mundo é do jeito que é.
O mito não é uma mentira, pois éverdadeiro para quem o vive. A narração de determinada história mítica é uma primeira atribuição de sentido ao mundo, sobre o qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel.
O mito é muitoconfundido com o conceito de lenda, porém esta não tem compromisso nenhum com a realidade, são meras histórias sobrenaturais.
O mito não é exclusividade de povos primitivos, nem de civilizações nascentes,mas existe em todos os tempos e culturas como componente inseparável da maneira humana de compreender a realidade. O mito é, na realidade, uma maneira de entender o passado.
O QUE È MITOLOGIA?Pode-se definir Mitologia como o estudo e a interpretação do mito e do conjunto dos mitos de uma determinada cultura.
O mito é um fenômeno cultural complexo que pode ser encarado de vários pontos devista. Em geral é uma narração que descreve e retrata em linguagem simbólica a origem dos elementos e postulados básicos de uma cultura.
A narração mítica conta, por exemplo, como começou o mundo, comoforam criados os seres humanos e os animais e a origem de certos costumes e formas das atividades humanas.
Quase todas as culturas possuem ou possuíram mitos algum dia e viveram de acordo com eles.2)
O mito é um pensamento que para quem acredita é verdadeiro. E a mitologia estuda os mitos.
Com a imagem de “O Pensador”, me vem a cabeça que ele esta pensando como o mundo foi criado, como eleexiste, por que tudo acontece.
Já na imagem “ O Nascimento do Mundo”, me causa estranheza, pois me vem a cabeça se eles sabem que habitam o mundo como sairiam de dentro do mundo. Mas a imagem é muitointeressante, como se o mundo por se só criasse os humanos.
3)
Na visão mítica do mundo eles acreditavam que para cada coisa que existia, um Deus era responsável por aquilo.
Uma das versões que...
tracking img