O mito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
história

lílian nunes machado de jesus

os mitos
A Filosofia e o mito

Santa Terezinha
2011

lílian nunes machado de jesus

os mitos
A filosofia e o mito

Trabalho apresentado à disciplina de História da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Professores. Celso Leopoldo
Guilherme CantieriBernadete
Márcia
Reinaldo

Santa Terezinha
2011

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 OS MITOS 4
2.1 A filosofia e o mito 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO
Falaremos a seguir com o objetivo de sintetizar a origem da Filosofia, que nasce na Grécia por volta do século VI a.C. Surge promovendo a passagem do saber mítico aopensamento racional, ou seja, o conhecimento filosófico, sem desligar-se dos conhecimentos passados, tendo os Deus uma importância pela razão devido os elementos existentes na natureza, estudados pelos pré socráticos, filósofos do primeiro período do pensamento grego, que buscavam o principio do mundo natural e compartilharam diversas crenças míticas, enquanto desenvolvia o conhecimento racional quecaracterizava a filosofia. Como tudo tem sua anterioridade à filosofia não nasceu do nada, mas sim da mitologia grega, ou seja dos mitos, só que a Filosofia é submetida a critérios rigorosos de explicação do mundo. Como as explicações mitológicas eram insuficientes e insatisfatórias, e já não mais fazia sentido o homem começou a reconhecer e enxergar a sua própria ação, a ver um mundo futurodiferente e objetivo, daí surgiu o pensamento filosófico, a partir do momento que o homem abriu os olhos ao mundo e passou a não mais buscar explicações nos mitos, mais sim nas explicações racionais para os fenômenos da natureza.
Falaremos sobre a sociedade da Roma Antiga, sua situação histórica, região e época aonde o mito era fundamento na sociedade, muitos eram Deuses míticos e foram expirados namitologia Grega. Citaremos o mito da Fundação de Roma, no qual apresentaremos seus conceitos no qual relata como fundadores de Roma, Rômulo e Remo, irmãos gêmeos. Falaremos do mito do Deus Júpiter também fundamentado da sociedade de Roma. Em seguida relataremos o mito da criação da mulher fundamentado na sociedade grega, que relata Pandora como a primeira mulher represália do Deus Zeus. Colocaremosopiniões sobre o mito nos dias atuais, e levando em consideração a existência de mitos na nossa sociedade atual.

* os mitos
A Filosofia e o mito

A filosofia foi um longo processo histórico que surgiu por volta do século VI a.C, definida sua busca pela explicação racional sobre a origem do mundo. A filosofia nasce em mileto como o surgir de um novo pensamentocomplementando o mito, forma de pensar dos gregos. Foi na Grécia Antiga que nasce a filosofia, surgiu como um saber filosófico, formando uma nova visão de mundo como um conjunto de narrativas contadas de gerações em gerações e por séculos. A filosofia se fundamentou nos mitos, surgindo da mitologia grega, que é o que acontece antes do nascer filosófico, sendo o mito a primeira maneira encontradapelo homem para explicar a sua realidade, tendo essa tradição mítica construída a partir dos poetas Homero e Hesíodo, que foram fundamentais na construção da tradição dos mitos. Sendo assim a filosofia não surgiu do nada mais sim do mito, surgindo a partir do momento que o homem não mais buscava explicações nos mitos para os fenômenos naturais, mais sim pela razão de forma racional.
Com osurgimento do saber filosófico o homem teve maior poder sobre o mundo natural, tendo visíveis os conhecimentos das coisas naturais. A filosofia surgiu aos poucos substituindo os mitos e as crenças religiosas, com a tentaiva de conhecer e compreender o mundo, surgindo na passagem do mito para a razão, tendo os Deuses importantes relações pela razão a partir dos elementos da natureza, como estuda os pré...
tracking img