Metodologia de planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
uma discussão preliminar para IES

Arnaldo José de Lima[1]
Naira Tomiello(
Rosana Rosa Silveira(

Resumo

A realidade brasileira vem sofrendo intensas e freqüentes transformações oriundas da globalização na esfera política, econômica, social, cultural e científico–tecnológica, com reflexos diretos em todas as organizações da sociedade,sejam elas governamentais, empresariais ou sem fins lucrativos. As Instituições de Ensino Superior – IES – também se tornaram alvo dessas transformações e são, praticamente, obrigadas a realizarem planejamento estratégico para definirem a mobilização de seus recursos visando alcançarem os objetivos propostos, assim como para se submeterem aos critérios de avaliação do MEC. Nesse sentido, este artigoobjetiva apresentar diferentes metodologias de planejamento estratégico que possam ser adaptadas pelas IES. Para isso, há dois principais pressupostos: (i) as IES necessitam reconhecer que as ferramentas tradicionalmente utilizadas pelas empresas tornam-se aliadas das práticas educacionais; (ii) todo método deve ser submetido e adaptado à cultura da instituição interessada. A elaboração de umplanejamento estratégico pressupõe a adoção de modernas filosofias no sentido de habilitar diferentes organizações a utilizá-las na obtenção de uma visão de futuro. No caso específico das IES, o planejamento estratégico torna-se relevante, pois é um importante instrumento para o desenvolvimento da sociedade.

1 Introdução

A adoção por parte das instituições de ensino de termos e métodostradicionalmente aplicáveis às empresas, com freqüência, causa estranheza, incompreensão e resistência. Entretanto, é cada vez mais comum essas instituições referirem-se ao termo “cliente” para fazerem menção ao seu público-alvo, ou seja, ao aluno, ao mercado e à sociedade.
As mudanças que vêm ocorrendo nas instituições de ensino superior demandam maior adaptabilidade e velocidade na obtenção dosresultados almejados. As Instituições de Ensino Superior – IES – apresentam uma significativa expansão quantitativa e a sua perenidade dependerá de ajustes qualitativos ligados ao entendimento e atendimento das necessidades específicas dos seus públicos. O critério de “satisfação alcançada pelo cliente”, antes designado prioritariamente às empresas privadas, passa a fazer parte do jargão das IES.
Aose referir sobre o planejamento estratégico, entretanto, percebe-se ainda que ele é incipiente nas IES. Nesse sentido, a discussão sobre os seus papéis perpassa as questões fundamentais: Quem são? O que querem ser no futuro? Como chegarão lá? Outras reflexões originam-se dessas, tais como: qual o papel que querem, devem e podem desempenhar na sociedade? Que alunos querem atender? O que ensinam eo que querem ensinar? Como os alunos irão aprender? Quais as responsabilidades com os ex-alunos? (ARMONI, 2004).
Submetidas a uma grande pressão pela modernização e adequação às exigências culturais, sociais, políticas, científicas e econômicas, as IES precisam, segundo Porto (2004, p.2), “entrar em sintonia permanente com o ambiente externo (o desafio da efetividade com legitimação social);qualidade, alcance e inovação no portifólio de produtos e serviços (o desafio da eficácia organizacional); e o melhor uso possível dos seus recursos (o desafio da eficiência)”.
Pensando nessas questões, diferentes autores apresentam propostas distintas quanto à metodologia do planejamento estratégico. As metodologias tradicionais podem ser adaptadas às IES, contanto que as adequações à realidadecultural sejam observadas.
A seguir, apresentam-se diferentes metodologias de planejamento estratégico.

2 Metodologias e Pesquisas de Planejamento

As organizações estão procurando cada vez mais se adaptar às constantes mudanças ambientais e das incertezas. Dentro dessa ótica, o planejamento estratégico representa uma ferramenta indispensável na gestão das organizações a fim de...
tracking img