Metodo tradicional e historico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Essa pesquisa tem como finalidade analisar o Método de Ensino Tradicional e o Método de Ensino Histórico - Crítico estabelecendo um paralelo entre eles. Portanto tem como base o textode Jose Carlos Libâneo que discute a função do papel do professor em busca de novos caminhos.
Baseia-se também no que foi estudado nas disciplinas: Sociologia da Educação, Processo Educativo nocontexto Histórico, Psicologia da Educação e Teoria Geral do Conhecimento.
Busca analisar o papel do professor e da escola quanto à forma de ensinar e as principais mudanças ocorridas com o passar dostempos em nossa sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
A educação é o um dos principais elementos da sociedade responsável pela organização dos indivíduos na vida cotidiana. O pensamento Marxista tem basecritica e busca entender a realidade social e cultural do sujeito, os valores como fruto da inserção em determinado grupo ou cultura.
Olhar a educação do ponto de vista sociológico é compreender que, sea pedagogia é o fundamento das praticas educacionais as crenças, os valores e as normas sociais são fundamentos da pedagogia. A educação cria um novo ser, transformando cada ser não social que nasceem um ser social.
Veiga - Neto, diz:
Assim, se quisermos que o sujeito desde sempre aí cumpra sua dimensão humana, devemos educá-lo, para que ele possa atingir ou construir sua própriaautoconsciência, de modo a reverter àquelas representações distorcidas que o alienavam; só assim ele será capaz de se contrapor efetivamente à opressão e à exclusão e, em conseqüência, conquistar a sua soberania.(VEIGA-NETO, 2004, p.135)
A escola é a parte da sociedade, que possui regras, objetivos e exige determinadas condutas sociais. Nela acontecem relações formais baseadas em normas e regulamentos einformais que se estabelece naturalmente no dia a dia do convívio escolar.
A educação critica é um modo pelo qual o individuo é preparado para exercer funções dentro da sociedade. Ela ajuda na formação...
tracking img