Metodo tradicional e metodo historico critico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA NOTURNO

NATANAEL
RAIANE SAITH FERREIRA
TARCÍSIO IRAN REIS DE SOUZA
URBANILDA RAMOS VICENTE










PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR

Texto Comparativo

Método Tradicional e Método Histórico Crítico



















LINHARES
2012

natanael
RAIANE SAITH FERREIRA
TARCÍSIO IRAN REIS DE SOUZA
URBANILDA RAMOS VICENTE









PRODUÇÃOTEXTUAL INTERDICIPLINAR

Texto Comparativo

Método Tradicional e Método Histórico Crítico



Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia Noturno da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia da Educação I, Processo Educativo no Contexto Histórico, Seminários I, Sociologia da Educação, Teoria Geral do ConhecimentoProfs. Bernadete de L. Streisky Strang; Carlos Eduardo de Souza Gonçalves; Márcia Bastos; Okçana Battini.














Linhares 2012

SUMÁRIO



1 – INTRODUÇÃO.................................................................................................03



2 –DESENVOLVIMENTO.....................................................................................04



3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................06



4 – REFERÊNCIAS...............................................................................................08





























1 – INTRODUÇÃO



Atendendo a proposta dotrabalho faremos uma comparação do método tradicional e histórico critico e de dois profissionais da educação levando em consideração as disciplinas que fazem parte da grade curricular desde primeiro semestre. Tal comparação esta presente no desenvolvimento deste trabalho de maneira que na leitura e analise do mesmo será possível identificar as diferenças destes métodos de ensino (tradicional ehistórico critico), nas considerações o grupo fará uma analise critica dos métodos apontando e qual destes melhor atende as demandas de nosso tempo.

































2 – DESENVOLVIMENTO



Com a chegada da modernidade a educação passa a ter o papel de formar cidadãos, porém a princípio está não se estenderá a todas as classes sociais, pois com o modelo capitalista se tornandocada vez mais forte o conhecimento passa a ser visto como modo de adquirir prestígio diante da sociedade, mas com o passar do tempo a educação vai abrindo novos caminhos e todos passam a ter direito a mesma. Também, tendo em vista o progresso e a necessidade do desenvolvimento com o novo sistema econômico estabelecido (capitalista), o ensino volta-se para a formação de mão de obra especializada.De acordo com Saviani:

O direito de todos à educação decorria do tipo de sociedade correspondente aos interesses da nova classe que se consolidará no poder: a burguesia... Para superar a situação de opressão, própria do Antigo Regime e ascender a um tipo de sociedade fundada no contrato social celebrado livremente entre os indivíduos, era necessário vencer a barreira daignorância... A escola é erigida, pois, no grande instrumento para converter súditos em cidadãos. (Saviani, 1991. p.18).

Uma das mudanças mais significativas no processo educacional se deu na relação professor e aluno e no papel de ambos neste processo. Atuamente o professor já não é mais visto como o detentor do saber e o aluno somente receptor e repetidor das informações que lhe foramtransmitidas, (método tradicional), há uma sintonia onde ambos trabalham juntos, o professor como mediador que estimula os alunos, afim de que estes possam contruir seu próprio conhecimento, tornando-se assim indivíduos autônomos, capazes de tomar decisões (método Histórico-crítico).

Outras importantes mudanças aconteceram em virtude dos avanços tecnológicos presentes na sociedade...
tracking img