Metodo tradicional de ensino e metodo historico critico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 28 (6882 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 003/2008

CARGO AGENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL

1. Nos termos da Constituição Federal de 1988, “O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de ____________________.” ensino fundamental e médio, obrigatórios e gratuitos, assegurada, inclusive, a oferta gratuita para todos os que a eles não tiveram acesso naidade própria. II. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. III. educação infantil em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade. IV. oferta de ensino regular noturno, adequado às condições do educando. V. acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade decada um. VI. atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. Marque: A) B) C) D) Se apenas os itens II, III, IV e VI estiverem corretos. Se apenas os itens I, II, III, IV e VI estiverem corretos. Se apenas os itens II, III, IV, V e VI estiverem corretos. Se todos os itens estiveremcorretos.
o o

I.

2. O Art. 7 da Lei Municipal n 6.662/1991 define as atribuições e competências dos conselhos de escola, tais como entre outras: I. II. III. IV. V. deliberar sobre as diretrizes a serem seguidas e metas a serem alcançadas pela unidade educacional. deliberar sobre ampliações e reformas em geral no prédio da unidade. deliberar sobre a captação e o investimento de recursos próprios daunidade. discutir e dar parecer sobre problemas existentes entre o corpo docente, entre os alunos ou entre os funcionários, e que estejam prejudicando o projeto pedagógico da unidade. deliberar sobre as penalidades disciplinares a que estiverem sujeitos funcionários, servidores e alunos da unidade escolar, com prejuízo de recorrência a outras instâncias.

Corretas, nos termos da lei supracitada,as afirmações: A) B) C) D) I, II, IV e V apenas. II, III, IV e V apenas. I, II, III, IV e V. I, III e IV apenas.

1

3. Nos termos da Lei Orgânica do município de Campinas, o Sistema Municipal de Ensino será integrado por: I. Conselho Municipal de Educação. II. Secretaria Municipal de Educação. III. Departamento de Recursos Humanos e Merenda Escolar. IV. Conselho das Escolas Municipais,presidido pelo Secretário Municipal de Educação. V. Conselho de Escola. VI. Secretarias da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Marque: A) B) C) D) Se apenas os itens I e II estiverem corretos. Se apenas os itens II, III, V e VI estiverem corretos. Se todos os itens estiverem corretos. Se apenas os itens I, II, IV e V estiverem corretos.
o

4. Analise as afirmativas com base na Lei n 10.639/2003. Acitada lei: altera a Lei n 9.394/96 (a LDB), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino básico, oficiais e particulares. III. determina que o conteúdo programático deverá incluir o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira. IV. determinaque o conteúdo programático deverá incluir o estudo dos negros na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil. V. determina que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas dos Temas Transversais. Sãoafirmações corretas: A) B) C) D) I, II, III e IV, apenas. I, III e IV apenas. II, III e V apenas. II, III e IV apenas. I. II.
o

5. Os dirigentes de estabelecimento de educação infantil deverão comunicar ao Conselho Tutelar, sem prejuízo de comunicação à autoridade policial, os casos de: I. suspeita de maus-tratos envolvendo alguma criança da creche. II. reiteração de faltas injustificadas e...
tracking img