Metas audaciosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01 INTRODUÇÃO
O presente estudo fará uma análise sobre as metas audaciosas – ou simplesmente MAs, onde empresas como a Boeing, IBM, Ford, Motorola, Philip Morris, Sony, Disney, General Electri e outras, passaram a desenvolver, no decorrer dos anos, para obterem o reconhecimento como a número um, no mercado onde atuam. O tema do trabalho retrata especificamente o capitulo 05 (cinco), do livroFeitas para Durar, de James Collins e Jerry Porras.
Desta forma, o estudo apresentado, colocará em análise a diferença entre uma simples meta organizacional e o desafio de realizar as MAs. Sendo assim, observa-se que as empresas que estão determinadas a realizarem metas desafiadoras, chegam mais longe, ou seja, se aproximam da superação, quebram recordes de produtividade, por este motivo, asmetas audaciosas permitem que as organizações estejam sempre com um passo à frente.
Segundo Collins e Porras (1995, p. 142), “(...) uma verdadeira MA é clara e estimulante, servindo de ponto focal unificador de esforços. (...) Ela tem uma linha de chegada clara, para que a organização saiba quando atingiu uma meta”. Uma meta audaciosa necessita ser: clara e estimulante, de forma que precise depequena ou nenhuma explicação, ou seja, deve ser considerada ousada e estimulante por conta própria, a fim de estar longe da palavra confortável. Por este motivo, as MAs, tem por obrigação estimular o progresso das organizações, mesmo que os responsáveis pela elaboração e concretização destas metas, saiam antes de seus término.
Ao fim, o estudo trará análise de empresas que desafiaram asadversidades e comprometeram-se com suas metas audaciosas, e hoje, são consideradas as melhores organizações, no mercado em que atuam. Com isso, entende-se que MAs são aplicadas para estimular o progresso, em qualquer nível que a empresa estiver, desta forma, toda e qualquer organização pode possuir mais de uma meta audaciosa, não podendo se acomodar com a síndrome do “chegamos lá”. As metas audaciosaspossibilitam o estimulo e espírito de competitividade dentro da organização, trazendo sempre benefícios, quando bem elaboradas.



02 DESENVOLVIMENTO
Segundo Collins e Porras (1995, p.144), “uma meta audaciosa envolve as pessoas – pega-as de jeito. É algo concreto, excitante, voltado para algo altamente específico. As pessoas a “pegam” no ar; são necessárias poucas ou nenhuma explicação.”. Asmetas audaciosas permitem que empresas saiam do zero, passem a ser consideradas com a melhor empresa no ramo em que atuam, como foi o caso da Philip Morris, que possuía como concorrente a R. J. Reynolds, considerada como a organização que mais tinha participação de mercado (quase 35%) e apresentava os maiores lucros do setor de fumo.
A Philip Morris era apresentada como a sexta empresa, do mesmosetor que a R. J. Reynolds, entretanto, enquanto a Reynolds não se preocupava com seus concorrentes, a Philip Morris estabeleceu a seguinte meta audaciosa: Passar de sexto lugar, para a melhor empresa no setor de fumo. E foi o que ocorreu, “(...) Durante este mesmo período de tempo, a atmosfera na R. J. Reynolds era enfadonha, puramente social e não havia uma ambição clara e estimulante, além deobter um bom retorno para os acionistas.” (COLLINS e PORRAS, 1995, p. 146)
Outro exemplo a ser exposto, ocorreu na década de 50, quando a Sony queria mudar a visão “Made in Japan”, ou seja, barato, ruim e com péssima qualidade. Na verdade, a Sony, que antigamente era conhecida no Japão como Tokyo Tsushin Kogyo, estabeleceu que “(...) não queria ser bem-sucedida pelo seu próprio mérito, mas tambémqueria se tornar a empresa mais conhecida por mudar a imagem dos produtos de consumo japoneses como algo de baixa qualidade.” (COLLINS e PORRAS, 1995, p. 149).
Desta maneira, torna-se claro as empresas comprometeram-se com suas metas audaciosas e passaram a cumpri-las de maneira obrigatória. A Philip Morris continua sendo reconhecida no setor de fumo, assim como a Sony, que a cada dia que passa,...
tracking img