Sistema internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

No início da comercialização foram usadas medidas imprecisas, como as baseadas no corpo humano: palmo, pé, polegada, braça, isso acabou gerando muitos problemas, principalmente no comércio, devido à falta de um padrão para determinar quantidades de produtos. Para resolver o problema, o Governo Republicano Francês, em 1789, pediu à Academia de Ciências da França que criasse umsistema de medidas baseado numa "constante natural". Assim foi criado o Sistema Métrico Decimal. Este sistema adotou, inicialmente, três unidades básicas de medida: o metro, o litro e o quilograma.
O sistema métrico decimal acabou sendo substituído pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), mais complexo e sofisticado. No Brasil, o SI foi adotado em 1962 e ratificado pela Resolução nº 12 de 1998do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), tornando-se de uso obrigatório em todo o Território Nacional.
O Sistema Internacional de Unidades (SIU) foi criado em 1960 pela 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM). Engloba 7 unidades básicas ou fundamentais , 2 unidades suplementares, unidades derivadas, unidades de uso permitido, unidades obtidasexperimentalmente e unidades de uso temporário.
O CIPM (1969, 1996) reconheceu que algumas unidades não pertencentes ao SI poderão ser utilizadas conjuntamente com as do SI pela sua importância atual. O SI também faz uso de múltiplos e submúltiplos das unidades.

Resumo das principais etapas históricas:

* A criação do Sistema Métrico Decimal, durante a Revolução Francesa, e o depósito queresultou, em 22 de junho de 1799, de dois padrões de platina, representando o metro e o quilograma, nos Arquivos da República, 1 6 S I S T E M A I N T E R N A C I O N A L D E U N I D A D E S - S I em Paris, podem ser considerados como a primeira etapa que levou ao Sistema Internacional de Unidades atual.
* Em 1832, Gauss trabalhava ativamente em prol da aplicação do Sistema Métrico,associado ao segundo, definido em astronomia como Sistema Coerente de Unidades para as Ciências Físicas. Gauss foi o primeiro a fazer medidas absolutas do campo magnético terrestre, utilizando um sistema decimal baseado em três unidades mecânicas: milímetro, grama e segundo para, respectivamente, as grandezas: comprimento, massa e tempo. Em conseqüência, Gauss e Weber realizaram, também, medidas defenômenos elétricos.
* Maxwell e Thomson aplicaram de maneira mais completa essas medidas nos domínios da eletricidade e do magnetismo junto à British Association for the Advancement of Science (BAAS) nos anos de 1860. Eles expressaram a necessidade de um Sistema Coerente de Unidades formado de unidades de base e de unidades derivadas. Em 1874, a BAAS criou o sistema CGS, um sistema tridimensional deunidades, coerente e baseado nas três unidades mecânicas: centímetro, grama e segundo, e utilizando os prefixos micro e mega para expressar os submúltiplos e múltiplos decimais. É em grande parte à utilização deste sistema que se deve o progresso da física como ciência experimental.
* Foram escolhidas as unidades CGS coerentes para os domínios da eletricidade e magnetismo; e a BAAS e oCongresso Internacional de Eletricidade, que antecedeu a Comissão Eletrotécnica Internacional (CEI), aprovaram, nos anos 1880, um sistema mutuamente coerente de unidades práticas. Dentre elas, figuravam o ohm para a resistência elétrica, o volt para a força eletromotriz e o ampère para a corrente elétrica.
* Após a assinatura da Convenção do Metro, em 20 de maio de 1875, o Comitê Internacional sededica à construção de novos protótipos, escolhendo o metro e o quilograma como unidades de base de comprimento e de massa. Em 1889, a 1ª CGPM sanciona os protótipos internacionais do metro e do quilograma. Com o segundo dos astrônomos como unidade de tempo, essas unidades constituíam um sistema tridimensional de unidades mecânicas, similar ao CGS, mas cujas unidades de base eram o metro, o...
tracking img