Metabolismo celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula I
Metabolismo celular (Animação que lembre energia)

Chamamos de metabolismo celular ao conjunto de reações químicas que ocorrem nas nossas células visando o seu funcionamento.
A célulaconstitui a unidade estrutural, reprodutiva e fisiológica fundamental de todos os seres vivos. Devido a este fato, o seu interior é caracterizado por uma grande variedade e diversidade de reaçõesquímicas, cujo conjunto forma o metabolismo celular.
Os principais tipos de metabolismo são:

1) Catabolismo – no catabolismo, há degradação de compostos orgânicos complexos em compostos orgânicos maissimples, com libertação de ATP. São reacções exoenergéticas.
Ex: digestão, renovação celular

2) Anabolismo – no anabolismo, há formação de substâncias mais complexas a partir de substâncias maissimples. Há consumo de ATP, que se libertou pelo catabolismo e que não foi usado. São reacções endoenergéticas.
Ex: crescimento, síntese de proteínas

Vias metabólicas:
As vias metabólicas sãoseqüências reações em que o produto de uma reação é utilizado como reagente de outra reação. Várias enzimas(substâncias que aumentam a velocidade de uma reação química) catalisam diferentes passos de viasmetabólicas, agindo de forma concentrada de modo a não interromper o fluxo nessas vias.

Substâncias importantes nos processos metabólicos:

* Coenzimas
São intermediários metabólicos notransporte de grupos químicos de uma reação para a seguinte. Coenzima é uma substância orgânica não protéica necessária ao funcionamento de certas enzimas. A parte protéica de uma enzimachama-se apoenzima e o conjunto completo de apoenzima e coenzima chama-se holoenzima ou simplesmente enzima.

* NAD (Nicotinamida adenina dinucleotídeo)
É uma coenzima que apresenta dois estados de oxidação:NAD+ (oxidado) e NADH (reduzido). A forma NADH é obtida pela redução do NAD+ com dois elétron e aceitação de um próton (H+).
Quimicamente, é um composto orgânico (a forma ativa da coenzima B3)...
tracking img