Metabolismo celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. INTRODUÇÃO

1. Definição
Metabolismo (do grego metabolismos, μεταβολισμός, que significa "mudança", troca[1]) é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reacções químicas que ocorrem nas células. Estas reacções são responsáveis pelos processos de síntese edegradação dosnutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento ereprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.
As reações químicas do metabolismo estão organizadas em vias metabólicas, que são sequências de reacções em que o produto de uma reacção é utilizado como reagente na reacção seguinte.Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concentrada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. As enzimas são vitais para o metabolismo porque permitem a realização de reacções desejáveis mas termodinamicamentedesfavoráveis, ao acoplá-las a reacções mais favoráveis. As enzimas regulam as vias metabólicas em resposta a mudanças no ambiente celular ou a sinais de outras células.

II. DESENVOLVIMENTO
Anabolismo (do grego: ana = para cima; ballein = lançar) é a parte do metabolismo que conduz à síntese de moléculas complexas substâncias a partir de moléculas mais simples. Alguns exemplos são a produção de açúcares pelas plantas a partir da fotossíntese e a síntese proteica.
O anabolismo só ocorre em alta energética, caso esteja em baixa energética, acontece o catabolismo.Esses processos não são espontâneos, já que há uma diminuição do caos das moléculas (variação da energia livre de Gibbs positiva ou ΔG>0), logo é necessária energia para que essa complexação aconteça. Em quase todas as vezes essa energia provém da quebra de ligações de compostos di e trifosfatados (os últimos principalmente), como ATP e GTP. Pode ser necessário também poder redutor, na formade coenzimas transportadoras de elétrons, como NADH, NADPH e FADH2, como na biossíntese de ácidos graxos.
Nos humanos, o controle de processos anabólicos em escala celular são feitos principalmente por efetores alostéricos, assim como em células de outras espécies. Mas esse controle pode também ser feito por hormônios como a insulina.
  Reacções anabólicas, ou reacções de síntese, são reacçõesquímicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Sintetizam-se novos compostos (moléculas mais complexas) a partir de moléculas simples (com consumo de ATP). Reacções catabólicas, ou reacções de decomposição/degradação, são reacções químicas que produzem grandes quantidades de energia livre (sob a forma de ATP) a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas (matériaorgânica).
Exemplos de processos anabólicos:
* Formação de proteínas a partir de aminoácidos.
* Biossíntese de ácidos graxos,
* Via de produção de bases nitrogenadas a partir dos esqueletos carbônicos de aminoácidos.
Biossintese das proteínas

O mecanismo de biossíntese proteica consiste na síntese de proteínas, macromoléculas constituídas por conjuntos maiores ou menores deaminoácidos e cuja síntese se realiza nos ribossomas, que são organelos citoplasmáticos pequenos que podem apresentar-se isolados ou agrupados. Cada ribossoma é constituído por duas porções, designadas por pequena subunidade e grande subunidade. Como viste anteriormente, estes organelos encontram-se associados ao RER.
A síntese proteica é controlada pelo DNA, uma vez que é dele que provém a informaçãogenética necessária à síntese. Assim, foi necessário descobrir o código que traduzia a colocação de determinado aminoácido numa certa sequência peptídica. Como só há quatro nucleótidos diferentes, quer de DNA quer de RNA, e existem vinte e três aminoácidos diferentes, é necessária a junção de três nucleótidos (tripleto) para se obter um número de combinações (43 conjuntos de três nucleótidos =...
tracking img