O ambiente do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CONCEITO DE MARKETING E SUA CONEXÃO COM O AMBIENTE DE MARKETING

Antes de definir o que forma os ambientes internos e externos que influenciam o marketing cabe uma definição deste termo para melhor situar o processo.
Como analisa Semenik & Bamossy, em Princípios de Marketing: uma perspectiva global, o marketing “é uma filosofia de negócios qe estabelece que o propósito fundamental de umnegócio é atender aos desejos e necessidades dos clientes” (1995, pág. 16). Incluímos nesse conceito o fato de o marketing ter por objetivo final gerar, além da plena satisfação do consumidor, receita; tendo em vista que, em geral, analisamos organizações com fins lucrativos.
Este conceito representa toda uma forma de fazer negócios, direcionando a empresa a se aproximar cada vez mais de seusclientes e atender a suas necessidades. A American Express, mundialmente conhecida pelo seu cartão de crédito, foi pioneira ao utiliza-se do marketing para aproximar-se de seu público-alvo através de benefícios concedidos a determinados grupos: seguro viagem adicional para os idosos, descontos em periódicos para estudantes, etc. Esta, inclusive, é uma forma de demonstrar como o ambiente interno –clientes – influencia o marketing como conhecemos: a organização observa uma demanda de seus clientes e, para satis fazê-los, mantem programas de benefícios customizados.
A definição de marketing que mais se aproxima do tema do ambiente do marketing é a proferida por Peter Drucker, ao salientar que o marketing “é o negócio como um todo visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto devista do cliente” (Semenik & Bamossy, 1995, pág. 16). Observa-se que, com essa definição, Drucker evidencia que o marketing é a dimensão final de todo o negócio, passando pelos desejos dos clientes, estudos das forças do mercado (políticas, culturais, legais, demográficas, econômicas, etc) e de relacionamento com o fornecedor.

2. AMBIENTES DO MARKETING: O MACROAMBIENTE E O MICROAMBIENTEAmbiente de marketing são todas as forças externas à administração mercadológica que influenciam e afetam a capacidade da gestão desenvolver o relacionamento com seu público-alvo. São essas forças que interagem com a empresa as responsáveis por apontar as oportunidades e as ameaças do mercado. As empresas que são líderes em seus segmentos em geral possuem uma especial atenção ao ambiente, pois neleencontram a oportunidade de prestar um serviço ainda não ofertado ou de produzir um bem que atenda a uma necessidade existente – ou, em alguns casos, ainda inexistente. Nesse aspecto, a Apple é um ícone: a criação de dispositivos tecnológicos que possibilitam levar a praticidade e versatilidade para todos os lugares criou uma necessidade no mundo inteiro. A empresa, portanto, observou uma tendênciaainda inexistente e viu neste espaço vago uma oportunidade de se desenvolver, tornando-se uma das companhias mais valiosas e respeitadas do mundo.
Segundo Philip Kotler, tendência é uma direção ou sequencia de eventos que ocorre em algum momento e promete durabilidade. Cita-se como exemplo desse conceito a evidente evolução das redes sociais no mundo. A necessidade humana de mostrar-se aos iguaisresultou na explosão de diversos endereços de internet, criando não só uma nova forma de comunicação e interação, mas também grandes corporações – vide Facebook ou Google – que souberam aproveitar a oportunidade surgida com a tendência. E até o presente momento, não há sinais de enfraquecimento neste filão do mercado.
Portanto, cabe ao profissional de marketing identificar quais as tendências,oportunidades e ameaças que interagem no meio ambiente onde está situada a organização. É o colaborador mais indicado para esta necessidade organizacional: ele precisa estar a par das mudanças que ocorrem com seus consumidores, fornecedores, concorrentes, governos, etc.
2.1. MICROAMBIENTE
O microambiente é aquele situado dentro ou próximo da organização, afetando a sua capacidade de atender as...
tracking img