Socialismo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Socialismo Científico

O Socialismo Científico foi desenvolvido no século XIX por Karl Marx e Friedrich Engels. Recebe também, por motivos óbvios, a denominação de Socialismo Marxista. Elerompe com o Socialismo Utópico por apresentar uma análise crítica da realidade política e econômica, da evolução da história, das sociedades e do capitalismo.
Marx e Engels enaltecem os utópicos peloseu pioneirismo, porém defendem uma ação mais prática e direta contra o capitalismo através da organização da revolucionária classe proletária. Para a formulação de suas teorias Marx sofreuinfluência de Hegel e dos socialistas utópicos.
Paralelamente às propostas do socialismo utópico, surgiu o socialismo científico, cujos teóricos propunham compreender a realidade e transformá-la mediantea análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, constituindo, assim, uma proposta revolucionária do proletariado. Daí se origina o termo "científico", uma vez que seus teóricos sebaseavam numa análise histórica e filosófica da sociedade, e não apenas nos ideais de justiça social.
Friedrich Engels, um dos fundadores da teoria socialista moderna, e o socialista utópico Henri diSaint Simon defendem a criação de uma sociedade que permite à aplicação generalizada das tecnologias modernas de racionalização da atividade econômica, eliminando na produção do capitalismo. Isto irápermitir que a riqueza e o poder sejam distribuídos com base na quantidade de trabalho despendido na produção, embora não haja discordância entre os socialistas sobre como e em que medida isso poderiaser conseguido.
O principal objetivo do socialismo é eliminar as distinções entre as classes, transferindo o controle da indústria para o Estado. Isso resultaria numa sociedade harmoniosa, livrede opressão e instabilidade financeira.
Entre os princípios expostos na obra, destacam-se uma interpretação sócio-econômica da história, conhecida como materialismo histórico, os conceitos de...
tracking img