Mercado formal e informal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado formal e informal das empresas de confecções de Arapiraca

Hoje no Brasil, o mercado de confecções está em momento de expansão. As industrias e os lojistas desse mercado estão investindo pesado com novas tecnologias, inovações empresariais e também com infra-estrutura.
Em um momento de expansão da economia espera-se um aumento do mercado formal de confecção, junto com o empregoformalizado. Mas, à medida que cresce a produção de vestuário e a demanda sobre as vendas de produtos que compõe esse segmento, aumentam também o índice do mercado de confecção informal, aumentando conseqüentemente o número da economia de informalização no Brasil.
Vejamos alguns aspectos de cada um deles:
Mercado formal - Como o próprio nome corresponde o significado, caracteriza-se como umaformalização legal de qualquer tipo de negócio de produtos ou de serviços conciliada com um conjunto de regras, leis, normas jurídicas, com a finalidade de verificar e controlar esse mercado.
Especificando o tema do nosso trabalho, o mercado formal de confecção em Arapiraca conseguiu assumir grandes vantagens em todos os segmentos de produção e também com os seus indivíduos, como os empresáriosindustriais e logísticos, com seu público interno (funcionários, fornecedores), e também com o público externo (clientes e sociedade em geral).
O empresário do mercado formal, possuirá vantagens no que se diz respeito a linha de crédito em bancos e financeiras, tendo confiança ao estado de existência de sua empresa com toda essa formalização, conseguindo assim, empréstimos para a ampliação em seus negóciose também tendo apoio dos órgãos públicos locais, com a realização de promoções coletivas no comercio, fortalecendo o mercado de confecções e de outros produtos. Ex: Liquida Interior, realizado todos os anos na região agreste alagoano incentivando as compras aos consumidores e conseqüentemente fortalecendo o comércio de confecções.
Já o público interno, funcionários das empresas formalizadas,são os mais beneficiários dessa situação, com o proveito da garantia total de seus direitos trabalhistas, através da assinatura da carteira de trabalho, assegurando vantagens reais como: aviso prévio, adicional de férias, 13º salário e também com a contribuição previdenciária patronal garantindo seus valores de trabalho ressarcidos futuramente na sua aposentadoria. Outra vantagem que o funcionárioganha com seu cargo de trabalho formalizado é a sua remuneração salarial, sendo restringida o valor mínimo que atualmente corresponde a importância de R$ 510,00.
Finalizando o último individuo a participar das vantagens da formalização das empresas, sendo representada no nosso caso, as de confecções em Arapiraca, é o cliente, ou melhor, o consumidor que faz parte do público externo da empresa, quenesse caso, passa a comprar produtos com qualidade e com garantia, possuindo a nota fiscal eletrônica que assegura uma possível troca do produto ou até mesmo de forma indiretamente a chegada de investimentos na região com arrecadação de impostos desses produtos por parte do governo, atingindo ai toda sociedade local.
Outra vantagem que o consumidor dispõe do mercado formal de confecção emArapiraca, é o que diz respeito aos diversos métodos ou maneiras de pagamentos, podendo ser realizado através de carnê da própria loja, cartão de crédito ou de debito parcelado em várias vezes ou mesmo em cheque.

Mercado informal – Ao contrário do mercado formal, o setor informal de confecção de Arapiraca é formado por trabalhadores que não conseguiram inseri-se de forma plena nos vários setores domercado formal, situação ocasionada principalmente pelo baixo nível educacional e de especialização dos indivíduos, fazendo com que esses corram atrás de outras alternativas informais por necessidade ou até mesmo por opção própria.
Geralmente, o mercado de confecção informal em Arapiraca, representa uma pequena parcela da economia local, mas que representa uma grande importância financeira aos...
tracking img