Mercado financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO FINANCEIRO
Constituí-se dos mercados MONETÁRIO, DE CRÉDITO, DE CAPITAIS E CAMBIAL (M-CRED-CAP- CAMB)
Um ambiente complexo, composto por agentes econômicos e órgãos reguladores orientados à obtenção de resultados, controle do risco sistêmico e macro gestão da economia.

MERCADO MONETÁRIO
Onde são realizadas as operações de curto e curtíssimo prazos, que permitem o controle da liquidezmonetária da economia. São negociados neste mercado os títulos públicos federais emitidos pelo Banco Central (Ex: LFT; LTN e NTNs) destinados à execução da política monetária do governo e controle orçamentário da União, Estados e Municípios.
MERCADO DE CRÉDITO
É constituído em sua essência pelo bancos cuja finalidade maior é suprir as necessidades de recursos de curto e médio prazo através dediversas modalidades de empréstimos para pessoas físicas e pessoas jurídicas.
MERCADO DE CAPITAIS (TÍTULOS, AÇÕES ORD, AÇÕES PREF, CRÉDITO, PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO)
É a grande fonte de recursos para investimentos da economia, fundamental para o desenvolvimento econômico. A atuação do mercado de capitais se processa por diversas modalidades de financiamentos de longo prazo para giro e capital fixo,assim como para operações de prazo indeterminado, como aquelas que envolvem emissão e subscrição de ações.
MERCADO CAMBIAL
Este mercado engloba todos os agentes econômicos com motivos para realizar operações com o exterior, como importadores e exportadores, investidores e instituições financeiras, assim como as operações de compra e venda de moeda estrangeira.

MERCADO DE CAPITAIS(COMPONENTES)
MERCADO DE TÍTULOS
Não há intermediação financeira, o banco apenas promove o encontro entre investidores e tomadores com a cobrança de uma taxa de corretagem. Os contratos são mais genéricos e padronizados de forma que podem ser transferíveis a terceiros, ou seja, tais contratos podem ser negociáveis em mercados secundários, ganhando liquidez. A espinha dorsal deste mercado no Brasil são aBovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e a CETIP (Central de Títulos Privados). Os principais títulos negociados são:
 TÍTULOS DE DÍVIDA: instrumentos de longo prazo usados por empresas e governos para levantar grandes montantes de fundos, tal como debêntures;
 AÇÕES ORDINÁRIAS: unidades que constituem o patrimônio de uma sociedade anônima e que dão direito a voto;
 AÇÕES PREFERENCIAIS:estrutura híbrida, pois possui características de um título de dívida e de uma ação ordinária. Para acionistas preferenciais há a promessa de pagamento periódico de dividendos fixos, que são pagos antes de qualquer pagamento aos acionistas ordinários.

MERCADO DE CRÉDITO
Há intermediação financeira, no caso o banco é o intermediador entre o tomador do empréstimo e o proprietário do recurso. Oscontratos são feitos de forma individualizadas entre as duas partes e as obrigações resultantes em geral não são transferíveis. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é o agente principal no Brasil para este tipo de recurso.

MERCADO PRIMÁRIO
Refere-se a colocação inicial de um título, é aqui que o emissor toma e obtém os recursos. Para colocação de ações no mercado primário,a empresa contrata os serviços de instituições especializadas, tais como: bancos de investimento, sociedades corretoras e sociedades distribuidoras, que formarão um pool de instituições financeiras para a realização de uma operação, que pode ser conceituada como sendo um contrato firmado entre a instituição financeira líder do lançamento de ações e a sociedade anônima, que deseja abrir o capitalou emitir um título de dívida.


MERCADO SECUNDÁRIO
Onde ocorre a negociação contínua dos papéis emitidos no passado Exemplo: Bolsa de valores e CETIP. Para operar no mercado secundário, é necessário que o investidor se dirija a uma sociedade corretora membro de uma bolsa de valores, na qual funcionários especializados poderão fornecer os mais diversos esclarecimentos e orientação na seleção...
tracking img