Debate sociologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No presente trabalho será demonstrado o contexto histórico do surgimento da Sociologia, os principais eventos que tiveram influência sobre este nascimento, seus principias autores e tratará também de um paralelo entre as diferentes visões sobre o objeto de estudo desta ciência. Visando ainda, ressaltar uma visão mais ampla a respeito do Debate Sociológico, onde o melhorresultado da teoria- crítica foi à autocrítica; quanto mais se imagina compreender a sociedade, mais mantém dela a noção de mistério. Não segue que não vale à pena compreender. Ao contrário, segue que compreender é permanente revirar, não apenas afirmar, cada descoberta é apenas outra, reinicio sem fim. Na teoria crítica, também eurocêntrica, não conseguiu aliar a rebeldia epistemológica fulgurante aprática. Em grande medida refém do sistema que tanto criticou, à medida que o enfeita.















DEBATE SOCIOLÓGICO

A sociologia brasileira, segundo Domingues, não encontrou até hoje porto seguro e visibilidade esperados, tendo em vista que ofereceu ao mundo contribuições pelo menos razoáveis. Contudo, ouve uma queixa voltada principalmente para o déficit teórico,apontando a necessidade de ir além da pesquisa empírica. A Sociologia Brasileira estaria viva, mas continua de pequeno porte, porque faltam teóricos de peso. A aproximação do marxismo é, entre nós, bem mais visível, mas como essa plataforma é menos teorizada do que reproduzida, torna- se difícil traduzir a modernidade marxista em pós-modernidade com interpretação própria.
“O projeto de Marx para ofuturo, ainda que fortemente marcados por valores e concepções modernas, implicava outrossim a pós- modernidade da sociedades dos livres produtores associado, que prescindiram do mercado e do Estado. (2000:9).
Essa utopia ainda continua de pé, em particular da crítica do caráter abstrato da mercadoria e da antevisão do capitalismo energizado por ciência e tecnologia(mais valia relativa). Ao tempo que o modo de produção torna-se capaz de produtividade nunca vista antes. As teses marxistas de corte mais linear precisam ser vistas, como a teleologia comunista, infra estrutura econômica como determinação em ultima estância, ditadura do proletariado, Estado como mal necessário. Sendo o centro da abstração e alienação, forçoso é reconhecer que o mundo daglobalização da competitividade produtiva representa cúmulos da alienação humana, pois essa engrenagem altamente não linear capitalista impõem- se de cima para baixo e fora pra dentro, com impiedade refinada pela inovação do conhecimento.
No processo de comunicação, os atores sociais conjugam, geralmente de modo não problemático , componentes não diferenciados dos mundos objetivo, social e subjetivo.Não havendo monopólio de interpretação, é sempre possível problematizar a comunicação, donde segue a necessidade de reconhecer o bom argumento como critério principal. O uso programático da linguagem faculta esse entendimento, desde que o diálogo seja aberto e em mão dupla(crítica autocrítica).
A auto reprodução da ação social do estilo linearizado, que se pode observar hoje sobretudo naindependência pretendida do mercado neoliberal, prejudica o mundo da vida que, por sua vez, tende a cada vez mais a ser também mercantilizado, seja pela invasão crescente dos meios de comunicação nas esferas públicas intersubjetivas, seja pela globalização competitiva e conseqüente precarização do trabalho, seja pela relação abstrata ao extremo do dinheiro especulativo eletrônico.Domingues(2000) reconstrói desencaixes, abstrações e identidades pós- modernas, emprestando particular ênfase ao conceito de desembedding para denotar que a existência, cada vez mais, está sujeita a perder seus contextos originais. Bauman(2001) chama de “modernidade líquida”. Favorece a esse desencaixe o tempo abstrato em parte desconectado do espaço, bem como espaço abstrato em grande parte desconectado do...
tracking img