Mercados financeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNO: GUSTAVO INAGUE KURIHARA
PROFESSOR: MAURICIO

MERCADO FINANCEIRO: CONCEITOS E FUNÇÕES


Conceitos básicos: O sistema Financeiro é constituido por INVESTIMENTO E POUPANÇA. Ondeinvestimento é a utilização de recursos, próprios oude terceiros para amlicar a capacidade produtiva, e poupança é a parte da renda não consumida.
Já no setor financeiro da economia, é possivel identificardois aspectos distintos o SETOR REAL e o SETOR FINANCEIRO .
- SETOR REAL: abrange a produção e a circulação de bens e mercadorias e a prestação de serviços não financeiros. Ex maquinas eequipamentos.
- SETOR FINANCEIRO: abrange a custódia, inermediação e compesação d ativos e passivos financeiros.

No mercado financeiro há a definição de dois conjuntos que compõe o mesmo, as INSTITUIÇÕES EOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS. Existem vários tipos de instituições tais como bancos, seguradoras, corretoras cada uma exercendo funções especificas, de acordo com o que determina a legislação. Já osinstrumentos financeiros são os instruentos pelo qual voce movimenta o merado financeiro, tais como depósitos bancarios, debentures, titulos publicos e etc.

O mercado financeiro é dividido em 4segmentos, MERCADO MONETARIO , MERCADO DE CAMBIO, MERCADO DE CAPITAIS E MERCADO DE CREDITO.

A função do mercado financeiro é colocar em contato as unidades economicas (familias, empresas e governosque compõem as sociedades) entre si. Pois é necessário essa interaçao para que exista a formação prévia ou simultanea de poupança que será transformado em investimento.
Com isso o Mercado financeirocumpre as funções abaixo.
- estimulo a formação de poupança: as instituições financeiras captam o dinheiro no mercado financeiro e em troca emitem ativos com diferentes graus de liquidez.
-facilitação da transferencia de poupança entre unidades enconomicas: o mercado financeiro coloca em contato as diferentes unidades economicas;
- provimento de liquidez as unidades economicas: os bancos...
tracking img