Mercado financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O presente estudo aborda as características e funções do Sistema Financeiro nacional. Sendo feito uma pesquisa bibliográfica sobre o tema “mercado financeiro”. Com um fluxograma resumindo a composição do Sistema Financeiro Nacional. Discernindo assim o que é a bolsa de valores e quais as suas finalidades. Destacando a importância que o mercado financeiro possui e quais os riscosinerentes ao utiliza-lo.

Palavras-chave: Mercado, Bolsa, Sistema

INTRODUÇÃO

O mercado financeiro é uma entidade mediadora da economia e reúne pessoas físicas ou jurídicas com interesse em captar ou emprestar recursos financeiros com fins diversificados. Isto é, de um lado existem interessados cuja renda lhes permite investimentos para auferir lucros, enquanto outros necessitam de recursosadicionais para questões imediatas, sejam para consumo ou investimento.
Sendo de fundamental importância o terceiro grupo: os intermediários, instituições públicas e privadas responsáveis por gerar a segurança e liquidez das operações.
De acordo com Ross (2002), os mercados financeiros se dividem em duas categorias básicas: o mercado monetário, composto de dívida a curto prazo, e o mercado decapitais, no qual são transacionados títulos de divida de longo prazo e as ações.

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

Para o devido funcionamento do mercado financeiro brasileiro é de fundamental importância à compreensão e entendimento do SFN:

FRANCISCO MOCHON e ROBERTO LUS TROSTER ensinam que “O sistema financeiro esta integrado por um conjunto de intermediários financeiros. Entre estes cabeestabelecer duas categorias fundamentais: os que têm capacidade para criar dinheiro formam o sistema monetário; os que não têm capacidade para criá-lo fazem parte do sistema não monetário. Os primeiros são aqueles cujos ativos financeiros são aceitos geralmente como meios de pagamento, isto é, é dinheiro. Os intermediários financeiros do sistema não monetário caracterizam por emitir ativos financeiros(passivos para eles) que não são dinheiro em sentido estrito”.
[in Introdução a Economia, MARKRON Books do Brasil Editora Ltda., Ed. MacGraw-Hill Ltda., 1994, p. 6-7/12].

CONSELHO MONETARIO NACIONAL

BANCO CENTRAL DO BRASIL

BANCOS DE INVESTIMENTO

BANCO DO BRASIL
BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO

BANCOS COMERCIAIS

INSTIITUIÇOES FINANCEIRAS
BANCO NACIONAL DE CREDITO COOPERATIVOSOCIEDADES FINANCEIRAS

INSTITUIÇOES AUXILIARES

BOLSSA DE VALORES

Sua origem se principia com o primeiro banco brasileiro trazido pela Família Real Portuguesa sendo o principio da nossa organização econômica. A qual sofreu algumas alterações durante os períodos das guerras mundiais e a partir de 1945 houve a sua expansão através da criação da Superintendência da Moeda e do Credito(SUMOC) como órgão normativo. E em 1968 o governo incentivou as fusões e incorporações dos bancos.
Atualmente os órgãos regulamentador e fiscalizador das instituições intermediadoras do Sistema Financeiro nacional é o Conselho Monetário Nacional.

FUNÇOES DO MERCADO FINANCEIRO

Naik (2011) resume como quatro as funções principais do mercado financeiro. A primeira seria a de permitir a decisãoeficiente entre consumo atual e futuro, enquadrando nessa fase o grau de responsabilidade dos poupadores e tomadores, ou seja, aqueles responsáveis por disponibilizar o dinheiro tanto para rendimento quando para emprestar e aqueles que necessitam pegar empréstimos para investimentos.
A segunda função é o gerenciamento ou compartilhamento de risco. Isto é empresas ou indivíduos mantém ativos expostosa riscos e procuram, no mercado, instrumentos que minimizem os riscos, fazendo do mercado financeiro importantíssimo em cumpri o papel de garantir uma oferta constante e volume considerável de operações para a troca de risco dos participantes.
A terceira função é permitir a separação entre investidores e administração das empresas, ou seja, distinguir o investidor da empresa responsável pela...
tracking img