Mercado de carne bovina no brasil: oferta e demanda no período 2000 a 2009.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARLOS EDUARDO LIMA; ANTONIO CARLOS MORETTO; ROSSANA LOTT RODRIGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, LONDRINA - PR - BRASIL.

MERCADO DE CARNE BOVINA NO BRASIL: OFERTA E DEMANDA NO PERÍODO 2000 A 2009.

BEEF MARKET IN BRAZIL: SUPPLY AND DEMAND IN THE PERIOD 2000 TO 2009.

Grupo 1. Comercialização, Mercados e Preços.

Resumo
A produção de carne bovina no Brasil atingiu, em 2009, umvolume de cerca de 9,2 milhões de toneladas, tornando o país o segundo maior produtor deste tipo de carne no mundo. A importância desse produto, tanto para os consumidores quanto para o setor produtivo, justifica o objetivo desse trabalho, que é o de analisar a influência de determinadas variáveis na oferta e demanda da carne bovina no Brasil. Para isso, um sistema de equações simultâneas foimontado de forma a representar a oferta e a demanda de carne bovina para o período 2000-2009. Os parâmetros foram estimados por mínimos quadrados em dois estágios. Constatou-se que: a) a carne suína e a carne de frango são substitutas da carne bovina; b) a oferta de carne bovina tem relação diretamente proporcional à variação dos preços, enquanto a demanda tem relação indiretamente proporcional àsvariações do preço do produto; c) aumentos de 1% na renda proporcionam aumento de 1,3% na quantidade demandada, evidenciando que a carne bovina é um bem normal e o consumo do produto possui curva de Engel ascendente.

Palavras-chaves: Bovinocultura, oferta, demanda, renda.

Abstract
The beef production in Brazil reached in 2009 a volume of about 9.2 million of tons, making the country the secondlargest producer of this type of meat in the world. The importance of this product, both for consumers and for the productive sector, explains the purpose of this work, which is to analyze the influence of certain variables in supply and demand of beef in Brazil. For this, a system of simultaneous equations has been assembled to represent the supply and demand for beef for the period 2000-2009. Theparameters were estimated by two-stage least squares. It was found that: a) pork and chicken are substitutes for beef; b) the beef supply is directly proportional to the variation in prices, while demand is indirectly proportional relationship to changes in product price; c) increases of 1% in income provide a 1.3% increase in quantity demanded, showing that the beef is a normal good and theconsumption of the product has upward Engel curve.

Key Words: Cattle, supply, demand, income.

1. INTRODUÇÃO

O Brasil possui vocação natural e histórica para a produção de bens primários. Mesmo possuindo áreas de grande expressão urbano-industrial, o país é uma economia de forte vocação agroexportadora. Seu território possui características naturais únicas, que o coloca em uma posiçãoprivilegiada nas produções agrícola e pecuária. Em 2009 as atividades relacionadas à agropecuária foram responsáveis por cerca de 23% do PIB (CEPEA, 2010).
O agronegócio brasileiro é um dos mais promissores e rentáveis no mundo.Inserido no segmento do agronegócio está o complexo das carnes. As condições para a produção de proteína animal no Brasil são muito favoráveis. O país possui clima favorável, boaspastagens em sua vasta extensão territorial, disponibilidade de recursos hídricos, recursos humanos e tecnologia, que lhe garantem vantagens comparativas, preços mais competitivos, enfim, características capazes de manter uma produção crescente em termos quantitativos e qualitativos para suprir as necessidades dos consumidores internos e externos. O complexo carne é destaque na diferenciação esegmentação de mercados, sendo uma das áreas do agronegócio brasileiro com maior dinâmica tecnológica e de conhecimento (MDIC, 2010).
Schlesinger (2010) relata que o gado bovino estava presente no Brasil desde os primeiros anos que se seguiram à chegada dos portugueses e aponta a pecuária como a principal atividade econômica que iria, ao longo do tempo, desenhar os principais contornos de sua...
tracking img