Plano de negocio casa de carnes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO


|ETAPA A – INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO |


Aluno(s): Claudio Luiz Santos de Lima
Nome fantasia: Casa de Carnes Boi Bom
Logomarca: Em anexo
|ETAPA B – DESCRIÇÃO GERAL DO NEGÓCIO |O que a empresa faz ou pretende fazer: Varejo de cortes de carne bovina e consultoria alimentar na cidade de Feira de Santana
Baseado em quais competências/experiências/tecnologias: Uma experiência dos sócios de mais de vinte anos na criação e comercialização de carne bovina na região de Feira de Santana.
Estimulado por quais tendências de mercado: O apelo mundial por qualidade de vida euma alimentação saudável e balanceada.
Segmento específico em que compete ou pretende competir: Varejo de carne bovina
Comportamento do mercado: Segundo a última pesquisa do IBGE (2009), o consumo de carne bovina vem aumentando gradativamente ano a ano, o relatório Aquisição Alimentar Per Capita 2002/2003 demonstra um incremento no consumo em torno de 3%. A Bahia é um dos estados que mais consomecarne bovina no Brasil, a média anual é de 5,5 kg de carne de 1ª e de 7 kg para a carne de 2ª. No geral o baiano consome entre vários tipos de carnes bovinas 24,85 kg/ano, o que coloca o estado no primeiro lugar em se tratando de gastos com carne.
Características principais do mercado: Feira de Santana é considerada um dos mercados de referencia nacional na cotação do preço da arroba do boi,sendo um centro de comercialização de bovino, suíno e caprino, abate e produção de seus derivados, para o mercado interno e externo, através dos matadouros frigoríficos Frifeira, Janna e Campo do Gado. Possui um rebanho bovino em torno de 63.738 cabeças, e uma região de clima propício ao desenvolvimento da atividade agrária, informações do site do Centro Industrial de Subaé - CIS (2009).
Com basenos indicadores do IBGE (2009), IDH-M - Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de Feira de Santana de 1970/1991 apresentou crescimento de 57,5%, passando de 0,409 em 1970 para 0,644 em 1991, e de 1991/2000 cresceu 14,95% passando para 0,740 em 2000, segundo dados do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento .
Formas de vendas: Modalidade devendas usual no mercado varejista, pagamento em dinheiro, carões de débito e credito rotativo.
Distribuição: Venda direta ao cliente no ponto de venda através de uma consultoria no momento da compra.
Estratégias de marketing: CRM – Costumer Relationship Management, buzz marketing, divulgação através de meios de comunicação em massa como rádio e outdoor.
A influência pessoal representa um papelmuito importante para as empresas. Cada vez mais as pessoas pedem a amigos e parentes, referências sobre produtos e serviços. Se houver confiança na recomendação, começa uma rede propagadora de informações acerca de uma organização (MCKENNA, 1989).
Gladwell apud Kotler (2006) cita o poder impactante do buzz marketing e afirma que para uma idéia ser disseminada como um vírus são necessários trêsaspectos aos quais ele denomina “A lei dos poucos”. Segundo o autor, três tipos de pessoas divulgam uma idéia: os conhecedores, aqueles que dominam um assunto e se tornam referencia sobre ele, os conectores pessoas que conhecem um grande numero de pessoas e se comunicam com elas e os vendedores que são indivíduos que defendem sua opinião a qualquer custo. Alinhada com estas mídias de baixo custo ede alto impacto, a BOI BOM pretende traçar estratégias para o posicionamento de sua marca na cabeça de seus consumidores, assumindo um lugar definitivo em suas almas e seus corações.
Como coadjuvante neste processo de conquistar e fidelizar clientes, é impossível deixar de lado a gestão de relacionamento com os clientes. O mapeamento de banco de dados com informações de clientes permite a...
tracking img