O ensino da geometria no ensino fundamental de 5ª a 8ª das escolas urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ensino da geometria no ensino fundamental de 5ª a 8ª das escolas urbanas.

O enisno da geometria (geo – terra, metria – medida) assume grande importância no ensino da matemática, por onde ao longo dos anos tem passado por sucessivas reformas, mesmo assim o fracasso escolar matemático continua. O objetivo desse artigo é pesquisar, destacar e trazer algumas reflexões sobre as mesmas.
O papelda geometria no ensino fundamental de 5ª a 8ª série que tem como meio facilitador a estruturação e o desenvolvimento do pensamento. Na agilização no raciocínio dedutivo, na sua aplicação e problemas, situações de vida cotidiana, nas atividades do mundo do trabalho e no apoio a construção dos conhecimentos em outras áreas curriculares.
Os parâmetros curriculares em matemática refletem muito maisque uma mera mudança de conteúdo, uma das mudanças de filosofia de ensino e de aprendizagem, apontando assim para necessidade de mudança urgente, não só no que ensinar mas principalmente, no como ensinar e avaliar e no como organizar as situações no ensino e da aprendizagem.

Palavra-Chave: Geometria. Pesquisa do ensino da geometria no ensino fundamental de 5ª a 8ª em escolas urbanas.

-INTRODUÇÃO

Inicia-se essa pesquisa buscando relacionar a teoria com a prática vivenciadas nas instituições escolares. Acredita-se que a realidade nas atividades (prática pedagógica) estabelecidas nas instituições podiam ser desvinculadas a partir das concepções de seus atores.
Essa pesquisa escolar representou para todos uma tarefa bastante enriquecedora, significando também, o momento de demonstrarcompromisso com educadoras preocupadas com o processo ensino-aprendizagem.
Mediante isso, teve-se como fonte da pesquisa os diretores, os professores e alunos, com essa pesquisa busca-se conhecimento para o ensino da geometria. Por isso optou-se pesquisa qualitativa e quantitativa do tipo estilo de caso, na qual teve-se como ponto de partida a análise dos questionários aplicados entre diretores,professore e alunos.
Para um melhor entendimento elabora-se questionários com perguntas abertas e simi-abertas, ficando expressa opiniões livre dos pesquisados.
Dentre essa perspectiva, busca-se nessa pesquisa identificar o comportamento, o olhar, sem contudo interferir com as concepções, as idéias de cada um pesquisado que convive no ambiente escolar.

Capítulo I – O ensino da geometria emescolas da zona urbana.

1.1 – A geometria ba visão do diretor.

Ao inciar nossa pesquisa em busca de conhecimentos do ensino da geometria para o enriquecimento do trabalho pedagógico no sentido de melhor rendimento; diante desse objetivo indagamos aos diretores se a geometria é incluída no planejamento escolar.
Neste questionário 100% (cem porcento) dos diretores responderam que “sim”, ageometria é incluída no planejamento escolar.
Com isso, percebe-se que os diretores estão voltados para um melhor desenvolvimento do ensino da geometria no trabalho pedagógico.

Quadro 1 – O Olhar do Diretor ao ensino da geometria.
Questão | % |
A geometria é incluída no planejamento. | 100% responderam que “sim” |

Mediante este questionamento referente à direção das escolas pesquisadas,identifica-se que ao tratarmos da questão se o diretor observa que realmente os professores ensinam geometria, os mesmos responderam:
“Sim, observo, acho importante o ensino da geometria, pois, considero necessário pára a percepção pois, assim como os números, as formas geométricas fazem parte de nossa vida” (D1).
“Os professores acham muito importante, pois , algumas demonstrações são mais simplesdo aluno vizualizar e, também, nas reuniões com professores, comparamos redação ae língua portuguesa, a importância que uma tem com a outra e geometria na matemática muito mais” (D2).
Assim, constata-se que os diretores observam que a geometria vem sendo explorada pelos professores, o que é importante para o educando formar sua aprendizagem de forma ampla e significativa e que passam para...
tracking img