Mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado de Capitais
O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

1.2Estrutura do mercado de capitais
O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo ésubdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário.
O Mercado Primário de ações é onde se negocia a subscrição (venda) de novas ações ao público, ou seja, no qual a empresa obtém recursos para seus empreendimentos. Quando a emissão é subscrita totalmente pelos antigos acionistas, embora a empresa seja registrada em bolsa, chama-se de subscrição particular e é feita diretamente na empresa oupor meio da bolsa de valores. Nesta etapa, ocorre a primeira negociação da ação e o dinheiro da venda vai para a empresa.
Assim, esse importante segmento do mercado de capitais, o mercado primário de ações, exerce sua função de canalizar recursos dos que poupam para o investimento nas atividades produtivas.
Depois da compra de ações no mercado primário, o investidor desejará, ao fim de umperíodo, converter as aplicações realizadas novamente em dinheiro, vendendo suas ações para um futuro comprador que não adquiriu as ações no momento da emissão primária, porém deseja fazê-lo agora. Para realização da operação, o vendedor deverá recorrer uma instituição financeira credenciada a operar com valores, para que realize uma operação denominada secundária.
Para realizar a operação, o vendedordeverá dirigir-se a uma sociedade corretora; o mesmo procedimento deverá adotar o investidor comprador. As corretoras receberão as ordens de venda e compra de seus clientes e executarão a operação de fechamento do negócio no “pregão” das bolsas de valores, caso a empresa seja registrada na bolsa e , consequentemente, suas ações sejam aceitas para negociação.
O Mercado Secundário de ações é o lugaronde se transferem títulos entre investidores e/ou instituições. Portanto, torna-se uma condição para a existência do mercado primário, em que as empresas podem efetivamente obter recursos financeiros. O fator fundamental da decisão do investidor quando compra ações de novos lançamentos é a possibilidade de que, mais tarde, ao necessitar do total ou parte do capital investido, possa desfazer-sedelas e reaver seu dinheiro com lucros.
Assim, podemos concluir que a função do “mercado secundário”, o lugar onde atuam as bolsas de valores, é dar liquidez ao investidor, possibilitando que, no momento em que realizar uma operação de venda, exista o comprador e vice-versa, o que viabilizará o crescimento do “mercado primário”, e a consequente capitalização das empresas via mercado de ações,para compreender melhor o funcionamento e a inter-relação dos mercados primário e secundário.
Os mercados secundários devem possuir as seguintes características:
* Transparência. Acesso fácil e livre a informação pontual e exata sobre preços e volumes negociados, oferta e demanda etc.
* Liquidez. Facilidade de comprar e vender ações com pouco risco de perda de capital. Quanto menor adiferença entre o preço de compra e de venda das ações, maior será a eficiência do mercado.
* Eficiência. Quanto mais rápido se ajustem os preços, por qualquer motivo que seja, com maior eficiência operará o mercado.
Normalmente, as negociações do mercado secundário podem ser realizadas por meio de dois locais distintos, que representam os mercados secundários de balcão e de bolsa de valores.Podemos definir o mercado de balcão como simplesmente um mercado organizado de títulos, cuja negociação não se faz em local determinado (como o mercado de bolsa), mas, principalmente, por telefone. Por não serem empresas registradas em bolsas, suas ações estão fora de controle e sem garantias de uma bolsa de valores.
As principais características desse mercado são:
* ausência de um local de...
tracking img