Mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas – DCCA Campus Universitário Ministro Petronio Portella Bairro Ininga, CEP-64049-550 – Teresina, PI

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

Mercado de Capitais
Prof. Francisco Tavares e-mail: franciscotavares@ufpi.edu.br

1. INTRODUÇÃO
Capitalização das empresaspor meio do Mercado de Capitais. Esse mercado abrange o conjunto de transações para transferência de recursos entre poupadores e investidores, com prazo médio, longo ou indefinido. A existência de um mercado de capitais ativo sinaliza o nível de desenvolvimento da economia do país.

27/03/2013

Mercado de Capitais

1

1. INTRODUÇÃO
O mercado de capitais contribui para o desenvolvimento econômicodo país, porque:
1. Facilita o fluxo de capital dos agentes superavitários para o investimento em indústrias, comércio e serviços. 2. Fornece maior agilidade às negociações para alteração de propriedade ou controle da empresa. 3. Facilita processos de privatização. 4. Amplia a transparência das empresas participantes devido à busca por informações e demonstrações financeiras por parte dosinvestidores, o que fornece maior credibilidade ao crescimento dessas organizações. 5. Facilita a entrada e aplicação do capital externo na economia nacional, auxiliando no equilíbrio das contas da balança de pagamentos e ampliação do volume de investimentos no país. 6. Permite aos poupadores a aplicação de seus recursos em diferentes empresas ao mesmo tempo, com amplo acesso às informações sobre ascompanhias e alta liquidez do investimento. 7. Incentiva a formação de poupança interna de longo prazo, promovendo o crescimento autossustentado do país.
27/03/2013 Mercado de Capitais 2

1. INTRODUÇÃO
O mercado de capitais brasileiro tornou-se relevante no cenário econômico nacional a partir de 2003. Fatores ligados a esse crescimento:
1. 2. 3. 4. 5. O controle da inflação. A estabilidade da moeda.Os processos de privatização da década de 1990. Alterações na legislação. Redução da taxa Selic a partir de 2004.

27/03/2013

Mercado de Capitais

3

2. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (SFN)
O sistema financeiro é composto por um conjunto de instituições financeiras públicas e privadas, e seu órgão normativo máximo é o Conselho Monetário Nacional (CMN). Por meio do SFN viabiliza-se a relação entreagentes carentes de recursos para investimentos e agentes capazes de gerar poupança e, consequentemente, em condições de financiar o crescimento da economia. Uma característica presente na estrutura do SFN são os conglomerados financeiros, criados em função da política de concentração bancária desenvolvida nas últimas décadas por intermédio, principalmente de fusões e aquisições.

27/03/2013Mercado de Capitais

4

2. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (SFN)
2.1. ESTRUTURA DO SFN:
O SFN pode ser entendido como um conjunto de instituições financeiras e instrumentos fiinanceiros que visam, em última análise, transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários. Todo processo de desenvolvimento de uma economia exige a participação crescente decapitais, que são identificados por meio da poupança disponível em poder dos agentes econômicos e direcionados para os setores produtivos carentes de recursos mediante intermediários e instrumentos financeiros. É em função desse processo de distribuição de recursos no mercado que se evidencia a função econômica e social do sistema financeiro.

27/03/2013

Mercado de Capitais

5

2. SISTEMAFINANCEIRO NACIONAL (SFN)
2.1. ESTRUTURA DO SFN:
O SFN foi estruturado e regulado pela Lei de Reforma Bancária (4.595/1964), Lei do Mercado de Capitais (1965) e, mais recentemente, pela Lei de Criação dos Bancos Múltiplos (1988). Atualmente na estrutura do Ministério da Fazenda. As instituições financeiras podem ser classificadas em bancárias ou monetárias e não bancárias ou não monetárias. As...
tracking img