Mercado de capitais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - O que é Mercado de Capitais?
Pinheiro (2005, p.135) define o mercado de capitais como um conjunto de instituições que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores. Ou seja, o mercado de capitais representa um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de viabilizar a capitalizaçãodas empresas e dar liquidez aos títulos emitidos por eles.
O mesmo autor aponta que o mercado de capitais é o local onde se negociam papéis válidos como parte de uma empresa. As empresas que abrem capital, ou seja, são negociadas no mercado de capitais, têm o objetivo de captar recursos para investimentos, por isso dividem seu patrimônio em partes e as vendem em forma de títulos em papéischamados de ações.
No mercado de capitais, os principais títulos negociados são os representativos do capital de empresas: as ações, ou de empréstimos tomados, via mercado por empresas; debêntures conversíveis em ações; bônus de subscrição e ´´comercialpapers``; todas elas permitem a circulação do capital para custear o desenvolvimento econômico.

1.1 - Evolução Histórica do SistemaFinanceiro Nacional
A evolução histórica do sistema financeiro nacional segundo Osias Brito (2005) pode ser dividida em quatro grandes fases:
. da Família Real até a Primeira Guerra Mundial (1808 - 1914);
Foi criada, em outubro de 1808, a primeira instituição financeira do país, o Banco do Brasil, cujas operações seriam iniciados só um ano depois, em 1809, devido, principalmente, às dificuldades desubscrição do capital mínimo requerido para o início de suas atividades. As operações permitidas abrangiam, privilegiadamente, o desconto de letras de câmbio, o depósito de metais preciosos, papel-moeda e diamantes, a emissão de notas bancárias, a captação de depósitos a prazo, o monopólio da venda de diamantes, pau-brasil e marfim e o direito exclusivo das operações financeiras do governo.
Oitoanos depois, em 1829, após insustentável período crítico, seria autorizada a liquidação do primeiro Banco do Brasil, cujas operações se encerraram definitivamente em 1835. Em 1836 foi estabelecido o primeiro banco comercial privado do país, o Banco do Ceará, que, entretanto, encerrou suas atividades em 1839, basicamente em função da concessão de créditos a longo prazo, sem que houvesse captaçõesde recursos também resgatáveis a longo prazo. A partir do início da década de 1860, as atividades de intermediação financeira no país seriam ampliadas, com a chegada dos primeiros bancos estrangeiros.
No final do império, ocorreu a libertação dos escravos, gerando assim, escassez e a inflação motivando um primeiro surto de industrialização. Houve o encilhamento (Política financeira de estímulo àindústria), período caracterizado pela expansão dos meios de pagamento, pela excitação das atividades de intermediação financeira e por decorrente surto inflacionário.
Somente a partir de 1906, ao final da crise financeira do início do século, a intermediação financeira no país voltou gradativamente à normalidade.
. da Primeira Guerra Mundial até a Segunda Guerra Mundial (1914 - 1945);
Ocorreua expansão do sistema de intermediação financeira de curto e médio prazos no país; disciplinamento, integração e ampliação do nível de segurança da intermediação financeira no país, mediante a criação da Inspetoria Geral dos Bancos (1920), posteriormente substituída pela Caixa de Mobilização e Fiscalização Bancária (1942), a instalação da Câmara de Compensação (1921) e a implantação da Carteira deRedescontos do Banco do Brasil (1921);
Elaboração de projetos com vista à criação de instituições especializadas no financiamento de longo prazo. Mas a vigência da Lei da Usura, de 1933, que estabelecia um teto máximo de 12% ao ano para a taxa nominal de juros, teria retardado o surgimento espontâneo de intermediários financeiros bancários ou não bancários dispostos a operar a longos prazos em...
tracking img