Mercado de capitais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS









Aluno







MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL











Salvador

2012







Aluno







MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL















Trabalho apresentado a Universidade Católica do Salvador, Curso de CiênciasContábeis, como parte da avaliação da disciplina de Mercado de Capitais.







Orientador: Prof° Gilson Melo






Salvador

2012

SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO 4

2. ESTRUTURA E PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES 5

3. OPERAÇÕES DE FINANCIAMENTO NÃO BANCÁRIO 10

4. CAPTAÇÃO DE RECUSOS EXTERNOS 15

5. MERCADO ACIONARIO 19

6. CONCLUSÃO 20

7.REFERÊNCIAS 21




































1. INTRODUÇÃO




O mercado de capitais promove a formação de capital, para ligar poupança e investimento. Ele incentiva a formação da poupança e torna-a disponível. Essa poupança é alocada e transformada em investimentos. Com efeito, um mercado de capitais, enquanto um sistema organizado e estruturado derecolha e canalização direta da poupança para o investimento produtivo desempenha um papel insubstituível no desenvolvimento econômico e social.

Nas grandes sociedades anônimas ocorre a democratização de capitais monetários. Pelo mecanismo da distribuição das ações, permitem as sociedades compatibilizar as concentrações de capital físico com democratização da propriedade desse capital.Desta forma, podem expressar economias populares reunidas pelos mecanismos do mercado e conjugadas para representarem a propriedade pulverizada dos acervos.

O intercambio entre os países é resultado do processo de globalização, que propiciou o crescimento do mercado acionário a nível internacional e consequentemente os países em desenvolvimento abriram suas economias e assim começaram areceber investimentos de outros países (externos). Assim, o mercado de capitais permitiria que a economia desses países se desenvolvessem ou seja, quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais.

Por ser um canal fundamental na captação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do País, omercado acionário também se constitui de uma importante opção de investimentos.

























2. ESTRUTURA E PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES




O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário.
No MercadoPrimário é onde se negocia a subscrição de novas ações ao público, isto é, onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.
Já o Mercado Secundário são as demais negociações com esses títulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora já não terá mais contato com odinheiro proveniente dessas trocas. Esse último mercado se caracteriza também pelas negociações realizadas fora das bolsas, em negociações que denominamos como mercado de balcão, trazendo dessa forma mais liquidez para esses ativos financeiros.
Segundo Fortuna (2005) “Mercado de Balcão é um mercado sem local físico determinado para a realização das transações. Elas são realizadas por telefone,entre as instituições financeiras. Neste mercado, normalmente, são negociadas ações de empresas não registradas na BOVESPA, além de outras espécies de títulos. O mercado de balcão é dito organizado quando se estrutura como um sistema de negociações de títulos e valores mobiliários administrados por entidade autorizada pela CVM”.
De acordo com a classificação do Banco Central do Brasil...
tracking img