A historia de mercado de capital no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução.

Historia Do Mercado De Capital No Brasil
http://www.eps.ufsc.br/disserta98/serra/cap2.htm
http://www.portaldoinvestidor.gov.br/Acad%C3%AAmico/EntendendooMercadodeValoresMobili%C3%A1rios/Hist%C3%B3riadoMercadodeCapitaisdoBrasil/tabid/94/Default.aspx
Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808, foi fundado o primeiro banco do Brasil, sendo que 1829 acabou falindo.Logo após a Primeira Guerra e com a liderança de Getulio Vargas, por três décadas, o Brasil começava sua industrialização.
Entre as décadas de 50 e 60 a industrialização estava em alta no Brasil, com a chamada política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, e os brasileiros investiam em imóveis já que eram ativos reais. Com a inflação crescente que se juntava a uma legislação que em 12% aoano a taxa máxima de juros, acabava limitando o desenvolvimento de um mercado de capitais ativos.
Em abril de 1964, quando Castelo Branco assume a presidência do Brasil, a situação começa a mudar, sendo assim houve uma grande modificação na economia nacional, e conseqüentemente foram criadas novas leis.
As leis mais importantes para o mercado de capitais foi a lei nº4.537/64, com esta leihouve a correção monetária, através das ORIN, a lei nº4.595/64, foi a lei a que renovou todo o sistema nacional de intermediação financeira e com isso pode ser criado o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central, e a lei N° 4.728 que é a principal lei pois esta leia foi a primeira lei de Mercado de Capitais e que organizou este mercado.
Com estas novas leis acarretou uma reformulação de legislaçãosobre Bolsa de Valores, passou também ate sociedades Corretoras que antigamente eram corretores de fundos públicos, com isso obrigando a profissionalização, a criação dos Bancos de Investimento, qual foi atribuída à tarefa de desenvolver a indústria de fundos de investimento, e como tinha a obrigação de regulamentar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários foi criado uma diretoria no BancoCentral que ficou denominada de Diretoria de mercado de Capitais.
Com isso foram criados incentivos para a aplicação no mercado acionário, como os Fundos 157, uma forma de opção para utilizar parte do Imposto de Renda em requerer quotas de fundos de ações de companhias abertas.
Com esses benefícios e com os incentivos fiscais criados pelo Governo Federal, houve um crescimento acelerado das açõesrequeridos pelos investidores, mas não houve novas emissões de ações , que ficou conhecido como “boom” da Bolsa do Rio de Janeiro, resultando assim que as ações não pararam de subir.
O movimento “boom” de 1971 acabou quando, investidores experientes passaram a vender suas ações, no momento que novas ações chegaram à bolsa, já que teve um aumento de ações sua oferta era obvia. O “boom” teve suasconseqüências teve grandes prejuízos e sujou por um longo tempo a reputação do mercado acionário.
Em 1975, obteve-se uma recuperação das cotações devidos a novos recursos, como seguradoras, recursos de fundos como PIS/PASEP e um investimento maior dos fundos de Pensão. Outros incentivos foram criados como abatimento de imposto de renda, isenção fiscal dos ganhos obtidos em bolsa de valores.
Em1976 tendo recuperar o marcado acionário, surgiu a lei nº 6.404/76, nova Lei das Sociedades Anônimas, regulamentada por um antigo Decreto-Lei de 1940 e a Lei nº 6.385/76, e segunda Lei de Mercado de Capitais tendo como objetivo, regulamentar e desenvolver o mercado de capitais, fiscalizarem as bolsas de valores e as companhias abertas.
Na década de 80 mesmo com esses incentivos, não se houve ocrescimento desejado, no final dessa mesma década, a internacionalização do mercado, representada pelo Decreto-Lei nº 1.401/76, finalmente chega ao Brasil.
Com o crescimento rápido de aberturas da economia brasileira na década de 90, conseqüentemente aumentou a procura de investidores estrangeiros atuando no mercado de capitais brasileiro e empresas brasileiras passaram atuar no mercado externo....
tracking img