Menina de ouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
. Lançamento em 2004


.Gênero: drama


. Roteiro de Paul Haggis
(Paul Haggis é um cineasta premiado que, em 2006, se tornou a primeira pessoa na história da Academia de Artes e CiênciasCinematográficas a escrever dois longas-metragens premiados consecutivamente com Oscars® de Melhor Filme: "Menina de Ouro"[->0], dirigido por Clint Eastwood[->1], e "Crash - No Limite"[->2] (Crash), queele mesmo dirigiu. Com "Crash", ele venceu os Oscars® de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. O filme também recebeu quatro indicações adicionais, incluindo uma para a direção de Haggis. Crash venceuinúmeros outros prêmios internacionais, incluindo o BAFTA, o Independent Spirit e o prêmio da Associação de Atores Cinematográficos, a Screen Actors Guild.
Em 2006, Haggis colaborou com roteirospara duas produções de Clint Eastwood: "A Conquista da Honra"[->3] e "Cartas de Iwo Jima"[->4]. Este último lhe valeu sua terceira indicação ao Oscar® de Melhor Roteiro. "007 Quantum of Solace"[->5] é asegunda parceria de Haggis com Neal Purvis[->6] e Robert Wade[->7] em um filme de Bond, após o sucesso de crítica de "007 Cassino Royale"[->8].
Depois de sua estréia como diretor em "Crash", dirigiu"No Vale das Sombras"[->9], também escrito e produzido por ele, para a Warner Independent Pictures. O filme, estrelado por Tommy Lee Jones[->10], Charlize Theron[->11] e Susan Sarandon[->12], é umdrama de suspense sobre um pai em busca de seu filho desaparecido, que é declarado ausente sem dispensa após retornar do Iraque.
Haggis e seu sócio Michael Nozik[->13] fundaram a Hwy 61 Films, baseadana United Artists. Seu primeiro projeto é uma adaptação do elogiado romance australiano "The Ranger’s Apprentice".
Haggis nasceu em London, uma cidade da província canadense de Ontário, e se mudoupara a Califórnia com pouco mais de vinte anos de idade. Por mais de duas décadas, escreveu, dirigiu e produziu programas televisivos como "thirtysomething" e "The Tracey Ullman Show", e também...
tracking img