Provas: um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Provas: um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas - Resenha


Vasco (2001), no texto Provas: um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas, faz um paralelo entre ensino por competências e ensino para competências, buscando esclarecer a necessidade de uma avaliação conjugada com as competências e planejamento. O autor deixa bem claro que o eixo norteador desuas reflexões é o ensino para competência e assim adapta o conceito de Perrenoud sobre competência, dizendo que esta é “a capacidade de o sujeito mobilizar recursos (cognitivos) visando abordar uma situação complexa” (p.80).
Além disso, preocupa-se em desdobrar o referido conceito em seus aspectos importantes, ou seja, o primeiro se refere aos recursos disponíveis para o professormobilizar na abordagem de uma situação complexa, tais como conteúdos relevantes e contextualizados; desenvolvimento de habilidades específicas pela repetição sistemática; conhecimento da linguagem específica para resolver uma situação complexa; consciência da diversidade de valores culturais na escolha de estratégias de ensino; administração da inteligência emocional da classe. Dessa forma, percebe-seque o objetivo do professor é ensinar para que o aluno aprenda e “a avaliação nada mais é do que um momento especial desse processo de aprendizagem” ( Vasco, 2001, p.85).
O segundo aspecto se refere à competência propriamente dita do professor, que em síntese significa que ele é capaz de planejar e exercer, com segurança e objetividade, todos os procedimentos já citados no parágrafo anterior.Conseqüentemente, esse professor competente deve optar pela avaliação formativa, que, segundo Perrenoud (1999) apud Otsuka e Rocha (2007), “ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentidode um projeto educativo”.
Como a avaliação formativa é aquela voltada para o acompanhamento e orientação da participação doseducandos no desenvolvimento de tarefas individuais ou em grupo, no contexto da EaD,
[...] este novo paradigma de avaliação tem relevância ainda maior por possibilitar a percepção do comportamento do aluno e favorecer a identificação de problemas. Por ser contínua, esta forma de avaliação permite também alguma forma de autenticação da identidade do aluno, pela familiarização com o estilo ehabilidades do mesmo (Otsuka e Rocha, 2007).
Vasco (2001) finaliza sua reflexão, especificando as características de um professor competente na avaliação de seus alunos, o que nos leva a fazer um exame de consciência sobre o nosso proceder como avaliadores do aprendizado da classe aprendiz, chegando à suprema verdade de que quando avaliamos, estamos avaliando a nossa própria competência deensinar para que o aluno aprenda.
BIBLIOGRAFIA
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 2001, p. 19-30. In: Curso de especialização em educação a distància. Versão 3.0. Unidade 4. Rio de Janeiro: Senac Nacional. Sem data. CD-ROM, p. 80-89.
RIBEIRO, Victoria Maria Brant et all. Competências, Planejamento eAvaliação. In: Curso de especialização em educação a distància. Versão 3.0. Unidade 4. Rio de Janeiro: Senac Nacional. Sem data. CD-ROM, p. 80-89.
OTSUKA, Joice Lee; ROCHA, Heloísa Vieira da. Avaliação formativa em ambientes de EaD. Disponível em:http://teleduc.nied.unicamp.br/teleduc/publicacoes/17_jh_sbie2002.pdf. Acessado em: 7/02/2007.

PERRENOUD, P. (1999). Avaliação: da excelência à regulação dasaprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.












O livro de Vasco Moretto – resultado de muitos anos de trabalho com grupos de professores, da educação infantil ao ensino superior sobre o tema: Como operacionalizar uma aula com sucesso e como avaliar com eficácia e eficiência. Surgiu com o sentimento de ansiedade dos educadores por constatar uma...
tracking img