Menina de ouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Aprendemos que ética é um conjunto de valores que orienta as atitudes do homem em relação aos seus semelhantes. No dia a dia, em casa ou no trabalho, nossas decisões são pautadas poresses valores.
O filme “Menina de Ouro” é uma obra que foge às convenções esperadas. Não aborda questões de caráter lógico, e sim o aspecto humano em toda as suas fragilidades.
Trata da fragilidade dasquestões humanas, éticas e familiares, ao nos mostrar até onde pode chegar o drama da existência. Aponta-nos o papel dos traumas na vida de um ser humano, e nos apresenta uma ideia de familiaridadeque se constitui fora dos laços de sangue que caracterizam tradicionalmente a família.
As tentativas de constituições familiares, tais como os outros temas refletidos no filme, nos sugere que o filmede Eastwood é um retrato multifacetado clássico da realidade. 
A respeito das questões morais que marcam o filme, sob a ótica das tragédias familiares, “Menina de Ouro” questiona inteligentemente aquestão da eutanásia (e põe à prova todas as variações de julgamentos ético-morais acerca deste problema). 
Pois, Frankie em uma situação delicada, deveria optar por abrir mão da vida de Maggie - quelhe forneceu tanto sentido para a sua vida, ou por deixá-la viver infeliz, contra a própria vontade da lutadora.
  
De um lado, há a escolha por preservar a vida de outra pessoa tão importante paraquem a preserva que não quer ser preservado. De outro lado, há a satisfação da vontade da mesma tão importante para quem deseja o preservar, que resulta na separação final entre dois seres unidos peloafeto.
  
A ética não tem como objetivo criar normas e sim mostrar valores e princípios que devem nortear e existência humana, e envolve estudos sobre a ação dos homens a encara a virtude como aprática do bem, a busca da felicidade de acordo com a sociedade.
Diante deste impasse tão delicado e contextualizado em um cenário tão complexo, quem poderia julgar a decisão de Frank, sendo ela...
tracking img